Governo negocia permanência da CMTP em terreno da União

Terreno onde imóvel está situado está sendo requerido pelo Iphan

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, esteve reunido, com o diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Antonio Luiz Sobral, para tratar sobre a ação de reintegração de posse movida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deseja ocupar o local onde hoje funciona a CMTP. O terreno, localizado na avenida Miguel Rosa, é cedido pela União.

Merlong Solano destaca a importância de manter a Companhia na sede atual, pela proximidade com a Estação Ferroviária de Teresina. “Estamos buscando um entendimento com a superintendência do Iphan no Piauí para não prejudicar o projeto de ampliação e modernização do metrô, para o qual já existem recursos assegurados, o que deve contribuir para a mobilidade urbana e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.

O diretor da Companhia, Antônio Sobral, esclarece que existe a possibilidade de compartilhamento. “Estamos negociando a utilização da área disponível, com a finalidade de ocupação tanto pela Companhia, quanto pelo Iphan, sem prejuízo das suas atribuições”, frisa.

Em fevereiro deste ano, a Secretaria do Tesouro Nacional deferiu o pedido do Estado do Piauí para realizar a contratação de uma operação de crédito interna, junto à Caixa Econômica, para investir na revitalização, modernização e melhoria do Transporte Público Ferroviário de Teresina.

O investimento total é de R$ 445,45 milhões, sendo que R$ 217 milhões já estão assegurados no Orçamento Geral da União (OGU), por meio do Protransporte, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Fonte: Com informações do Portal do Governo