Fazendários do Estado devem acabar a greve já na próxima semana

Fazendários do Estado devem acabar a greve já na próxima semana

O que queremos é que eles voltem a trabalhar”, frisou

A greve dos servidores fazendários do Estado deverá terminar até a próxima semana. Essa é a expectativa após uma aproximação entre os grevistas e o governador Wilson Martins.

Segundo a deputada estadual Margarete Coelho (PP), que participa do grupo de negociações entre os fazendários, a Assembleia Legislativa do Piauí e o Governo estadual, ?havia uma crise nas negociações, mas o caminho de um acordo foi aberto?.

Entre as propostas do comando da greve que serão avaliadas pelo governador, está a cobrança de curso superior nos concursos para técnico. Os dias descontados também devem ser devolvidos aos grevistas. ?Os fazendários encaminharam uma proposta de negociação intermediária diretamente ao governador e até o final da semana devemos ter uma resposta?, explicou Margarete.

Os 1.252 técnicos da Secretaria estadual de Fazenda, paralisados desde o dia 21 de setembro do ano passado, estimam um prejuízo diário para o Estado que chega a R$ 1 milhão com a greve. O impasse entre fazendários e auditores fiscais não está relacionado à questão salarial, e sim à possibilidade da categoria de técnicos também constituírem o crédito tributário nas atividades de trânsito das mercadorias.

Além disso, os fazendários exigem melhores condições de trabalho e mais atribuições de fiscalização para diminuir a burocracia e facilitar a execução de suas atividades. O governador Wilson Martins autorizou o corte no ponto dos servidores da Secretaria Estadual de Fazenda no dia 19 de novembro de 2011.

O secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, afirmou que não tinha conhecimento sobre a nova proposta de acordo entre a categoria e o Governo. ?Estava viajando e não estou sabendo de acordo. O que queremos é que eles voltem a trabalhar?, frisou.

Fonte: Savia Barreto