Gripe suína muda atendimento no MA

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da SES, Genildo Cardoso Filho, a unidade fará o serviço de triagem

A partir desta quarta-feira (8), todos os pacientes suspeitos de serem portadores do vírus Influenza A (H1N1) deverão ser encaminhados à Unidade de Triagem do PAM Diamante, em São Luís, que foi preparada pela Secretaria de Estado da Saúde para realizar o atendimento exclusivo de casos suspeitos da nova gripe no Maranhão.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da SES, Genildo Cardoso Filho, a unidade fará o serviço de triagem e aconselhamento das possíveis vítimas da Influenza A. O espaço vai dispor de dois consultórios e uma sala para coleta de material. O horário de atendimento será das 7h às 19h, todos os dias da semana, com médicos, enfermeiros e técnicos, profissionais que foram capacitados.

- A unidade vai atuar realizando a triagem dos pacientes, levando em conta as pessoas que se deslocaram para países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e México. E ainda, as pessoas que tiveram contato com essas possíveis vítimas. - explicou Genildo.

Ele informou que a unidade não será usada para internação.

- Os casos graves confirmados serão encaminhados para o Hospital Geral (HG), que fará o atendimento de adultos, e o Hospital Universitário Materno Infantil, o atendimento de crianças. - destacou.

Os exames coletados são encaminhados para análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), que é referência para as regiões Norte e Nordeste.

Genildo lembrou que no Maranhão foram confirmados apenas dois casos da doença, duas crianças que visitaram a Argentina. Até o momento o vírus H1N1 não está circulando no Estado. Dos 13 casos suspeitos, oito foram descartados e os demais continuam sendo monitorados, aguardando resultado de exames.

Férias

A orientação é para que as pessoas não viajem para os países em que o número de casos é grande. Genildo explicou que apesar do Brasil ter registro de casos da Influenza A, o vírus ainda não está circulante no país.

Como evitar a gripe

Especialistas na área médica dizem que a melhor maneira de evitar a gripe é praticar uma boa higiene. Aqui estão algumas dicas:

· Lavar as mãos com água morna e sabão

· Evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

Se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:

· Ficando em casa até que esteja se sentindo melhor

· Cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar

· Lavando bem as mãos com água morna e sabão, se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir

A gripe pode ser espalhada por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, os cuidados devem continuar mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido.

Fonte: Imirante, www.imirante.com.br