Grotões causam riscos à saúde e a vida em Teresina

Grotões causam riscos à saúde e a vida em Teresina

Não é difícil encontrar áreas de grotas ao andar pelos bairros de Teresina

O sistema inadequado de drenagem urbana, condições geológica e morfológica e a ocupação intensa e desordenada do solo têm provocado em Teresina o que se pode chamar de erosão urbana. Na zona Leste da cidade, isso se torna bastante evidente, sobretudo no bairro Satélite.

Local cujo, relevo é bastante irregular, muitos moradores acabaram construindo suas casas próximoas a grotas, muitas delas bastante profundas e trazem vários riscos aos moradores.

Além do odor provocado pelo acúmulo de lixo e a falta de segurança, sobretudo de bueiros, tornam-se uma grande preocupação para os moradores, que aliado à ausência de saneamento básico contribuem para o problema.

Nessa situação, as famílias que moram em partes mais baixas são as mais prejudicadas, principalmente no período chuvoso. Luíza Maria vive há mais de 30 anos na Rua Branca e diz que todo o esgoto que vem das partes mais altas do bairro cai exatamente na frente de sua casa, em um grotão existente. Além do mau cheiro, a falta de estrutura traz vários outros problemas.

?No início, essa grota não era assim porque não tinha calçamento e a água penetrava no solo. Agora, toda a água que vem das partes mais altas cai aqui e vai em direção ao Zoobotânico. Esse grotão acumula água de todo lugar.

Da Vila Bandeirantes, até do Geovane Prado. O certo é que junta na porta da minha casa trazendo doença, mosquito, tudo que não presta. Todo lixo cai nesse grotão?, conta.

No cruzamento entre as Ruas Branca e Urânio, o problema se torna ainda maior. O relevo acidentado faz com que todo o esgoto das partes mais altas se acumule nos grotões e no período chuvoso fica ainda pior.

Segundo Manoel Luís, outro morador, quando está chovendo ninguém passa e a água toda das partes altas acumula no lugar. ?É perigoso, por conta das casas perto deles. Porque buraco, assim, a tendência é ele crescer?, diz.

Além do mais, o perigo se torna maior, pois os bueiros existentes e nem mesmo as grotas em toda a extensão do bairro possuem um mínimo de proteção.

Os bueiros possuem espaço suficiente para caber uma pessoa adulta, e de acordo com os moradores, servem para esconderijo de bandidos. Outro risco está para as crianças.

Muitas delas usam esses espaços para brincarem, o que aumenta significativamente a possibilidade de algum acidente.

Fonte: Francisco Lima e Virgínia Santos