Grupo cobra assistência ao poder público pelo WhatsApp em Teresina

O grupo tem regras, como a proibição de conteúdos inadequados

A população não mede esforços quando quer cobrar melhorias do poder público. Geralmente, os populares promovem manifestações e procuram a imprensa para alcançarem seus objetivos. Contudo, os moradores de diversos bairros da zona Sudeste de Teresina decidiram inovar e passaram a ter um contato mais direto com autoridades políticas da cidade e do Estado.

Moradores do Dirceu, Renascença, Redonda e Parque Jurema criaram o grupo no aplicativo WhatsApp “Lideranças da zona Sudeste” e adicionaram nele o prefeito de Teresina, Firmino Filho, vereadores, deputados e policiais. “Ao todo, reunimos 100 usuários no agrupamento.”, conta Martinho Júnior, um dos administradores e idealizadores da ação.

O grupo tem regras, como a proibição de conteúdos inadequados. Quem não interage no aplicativo é removido. O administrador explica que o objetivo da mobilização é alertar as autoridades acerca dos problemas de infraestrutura e segurança nos bairros.

“No grupo somos focados nos transtornos da comunidade. Falamos de buracos nas ruas, da falta de atendimentos nos hospitais, avisamos quando um semáforo está com defeito, por exemplo”, explica Martinho.

Os administradores do grupo acreditam que as conversas impulsionaram ações importantes, principalmente do Executivo municipal, na região. A promessa da entrega da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença seria uma das conquistas.

“Sempre que reclamamos, os vereadores e o prefeito nos respondem. Há pouco tempo não estava acontecendo atendimento em um posto de saúde do bairro e após informarmos no grupo, tudo voltou ao normal”, relembra Martinho. O administrador afirma também que audiências públicas já foram provocadas por conta da mobilização.

Além do prefeito da capital, entre os políticos que participam do grupo, estão: os vereadores Ricardo Bandeira, Tiago Vasconcelos e Paulo Roberto da Iluminação. O deputado estadual Georgiano Neto também foi incluso.

Com mais de dez mil seguidores em seu perfil oficial no Twitter, o prefeito Firmino Filho considera que a interação do poder público com a população através das redes sociais é de maior relevância.

A aproximação com os populares, segundo o prefeito, contribui para o direcionamento das ações que a Prefeitura deve executar nos bairros. “Considero as redes sociais uma importante ferramenta de comunicação. Por meio delas, tem-se contato com os principais problemas da região, através do debate das lideranças comunitárias. Temos também um feedback sobre os resultados das ações já executadas”, declara Firmino Filho.

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel