Hemopi e Uespi se juntam em campanha de doação de sangue

A ação iniciou nessa terça-feira (29).

Em ação solidária envolvendo saúde e educação, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Piauí (Hemopi), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realiza duas importantes campanhas de doação de sangue e cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A ação, que iniciou nessa terça-feira (29), no Campus da Uespi Clóvis Moura, no Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina, será estendida também ao interior do estado.

Com a participação de acadêmicos; do diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins; do reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista, além da equipe de trabalho das instituições. A proposta da ação é esclarecer aos universitários sobre o ato de cidadania e doação de sangue, fidelizando os futuros profissionais, também formadores de opinião, para que, em seus ambientes de trabalho, possam, como doadores, levar o esclarecimento da sensibilização pela causa maior que é salvar vidas.

“Precisamos nos unir e, de mãos dadas, envolver, de forma consciente, pessoas doadoras e voluntárias nessa extensa corrente do bem, que é a campanha de doação de sangue”, afirmou o diretor do Hemopi.

Ainda essa semana, o ato da campanha será levado ao Campus da Uespi Poeta Torquato Neto, no Pirajá, em Teresina. Essa é uma iniciativa que se estende também aos campi da Uespi em Floriano, Picos e Parnaíba, e ainda no campi da UFPI, em Picos.

Para a Uespi, a parceria com o Hemopi é uma forma de dar continuidade ao trabalho realizado pela instituição junto à comunidade em geral, seja por meio da formação de pessoas ou da melhoria da qualidade de vida, sendo mais uma ação de importância social que se junta a tantos outros trabalhos de solidariedade e cidadania.

“Queremos desmistificar o ato de doar sangue. Vamos promover com essa parceria a grandiosidade de sermos doares de sangue e possíveis doadores de medula óssea. Com esse pensamento, iremos garantir o estoque de sangue no estado do Piauí e a assistência em saúde para quem precisa”, frisa Nouga Cardoso Batista, reitor da Uespi.

Programação

Uespi
Picos – dia 5
Floriano – dias 6 e 7
Parnaíba – dias 14 e 15

UFPI
Picos – 27 e 28

Fonte: Com informações do Portal do Governo