Hemopi pede que população faça doação para reforçar estoque

Hemopi pede que população faça doação para reforçar estoque

A partir de hoje inicia a Semana do Doador, para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é 25 de novembro

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) continua em baixa e necessitando de doações. A assistente social do local, Lúcia Marques, afirmou que a tendência é que o estoque continue em baixa, devido ao período de férias e festas de final de ano. Por causa disso, é necessário que as pessoas compareçam ao Hemocentro para fazer doações de sangue, durante todo esse período.

A partir de hoje inicia a Semana do Doador, para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é 25 de novembro. Durante esses dias, o número de doadores deve aumentar e consequentemente o estoque deve ser abastecido.

“Mas é importante que as pessoas continuem doando, não só essa semana, pois esse período que se inicia agora é bastante crítico, pois as pessoas viajam mais e consequentemente tem mais acidentes e, por isso, os hospitais necessitam de mais bolsas de sangue”, disse a assistente social.

Com o objetivo de ajudar, o grupo de amigos “Voluntários do Amor” compareceu no último sábado (22), ao local, para realizar doação de sangue. Segundo eles, essa já é a segunda campanha realizada por eles, este ano. Na primeira, mais de 100 pessoas compareceram ao Hemopi.

“Nós fizemos uma campanha boca a boca e também nas redes sociais. Chamamos amigos e parentes e conseguimos um número bom de doadores nessa segunda campanha também. Cada pessoa do grupo tinha como objetivo trazer até três doadores”, disse João Kelvin Bernardo Viana.

A psicóloga Lorena Barradas foi um dos doadores que compareceram no último sábado ao Hemocentro. “Essa foi a terceira vez que eu doei sangue. Na primeira vez eu fui porque um parente precisava de sangue, mas nas ou- tras eu fui voluntariamente, por acreditar que essa é uma ação necessária que ajuda a salvar vidas”, pontuou.

Quem pode doar?

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 67 anos (menor de 18 anos apresentar Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal); pesar a partir de 50 kg; estar saudável e alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Antes da doação é importante dormir bem a noite; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação; alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso; aguardar duas horas após o almoço, para doar; não fumar duas horas antes e duas depois da doação e procurar ficar tranquilo e relaxado.

O Hemopi fica localizado na Rua 1º de Maio, 235, no centro da cidade, próximo ao Hospital Getúlio Vargas. O local funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Pollyanna Carvalho