Hemopi terá unidade móvel para coleta de sangue

Investimento é de R$ 953 mil

Nesta terça-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue e, como parte das festividades da data, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, assinou contrato para aquisição de uma Unidade Móvel para coleta de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

A unidade vai facilitar a coleta externa realizada pelo Hemocentro, fortalecer a descentralização do processo e, consequentemente, aumentar o número de doações, “porque aproveitará essa disposição do piauiense em ajudar e ir até ele nos locais mais distantes do Estado”, explica o secretário.

Com investimentos de R$953 mil, o ônibus é dotado de equipamentos para triagem de doadores, espaço para coleta de sangue, espaço para recuperação do doador e lanchonete.

“Para realizar nossa coleta externa, muitas vezes precisamos improvisar ambientes, o que pode diminuir a qualidade do sangue devido às condições do local. Com a unidade móvel, teremos as condições ideais de coleta e armazenamento do sangue, garantindo em 100% sua qualidade e a dos produtos derivados”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.


Fonte: Portal Meio Norte