Hemopi vai funcionar normalmente durante o Carnaval

As autoridades de saúde reforçaram importância da doação de sangue

O Hemopi funciona regularmente até sábado (6), das 7h30 às 18h. O atendimento prossegue normalmente durante todo o Carnaval, na segunda, terça e quarta - Quarta-feira de Cinzas.

Para doar, a pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica 24 horas antes da doação. Além disso, é necessário ter entre 16 a 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar autorização do responsável), pesar acima de 50 quilos, estar saudável e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filhos, reforçaram a importância da doação de sangue, especialmente nesse período. “O Carnaval é um dos períodos em que as doações de sangue tendem a cair e a necessidade de transfusão pode aumentar”, reforça o secretário. A meta do Hemopi é aumentar em 20% as doações nos dias que antecedem o Carnaval.

O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Fonte: Com informações do Portal do Governo