HGV beneficia 30 pacientes com cirurgias durante feriado em THE

Foram realizadas cirurgias nas especialidades de ortopedia

Nesta terça-feira (08), feriado de Nossa Senhora da Conceição, 30 pacientes passaram por cirurgia nas especialidades de ortopedia, urologia, vascular e cirurgia geral, no Hospital Getúlio Vargas (HGV). No sábado (5), outras trinta pessoas já haviam sido beneficiadas com cirurgias de catarata. A medida da Secretaria de Estado da Saúde e da direção do Hospital de dinamizar procedimentos cirúrgicos aos finais de semana e feriados já beneficiou mais de 400 pacientes.

Na ação desta terça-feira, somente na área de ortopedia, onde a demanda é maior, foram atendidos dezoito pacientes. “Hoje operamos dezoito pessoas, mas foram realizadas 25 cirurgias, pois algumas delas são obrigadas a passar por mais de um procedimento cirúrgico”, explica José Wilson Rodrigues, coordenador da Clínica Ortopédica.

Segundo a diretora geral do HGV, Clara Leal, o Hospital adotou algumas ações visando otimizar o volume cirúrgico, como o funcionamento do Centro Cirúrgico aos sábados e feriados. As ações mostram resultados positivos e o Hospital, desde agosto, passou a realizar mais de mil procedimentos por mês. Antes, a média era de 750. Agora, chega a 1.100.

Um dos pacientes beneficiados foi o aposentado Lindomar Alves, 65 anos, do município de Baixa Grande do Ribeiro, sul do Piauí. Ele teve de colocar uma prótese no quadril, em consequência de um acidente de moto. “Meu pai aguardava ansioso por esse momento. Agora sei que ele vai se recuperar e levar uma vida normal, sem sofrimento”, disse o filho do aposentado, Lindomar Alves Filho.
 

Fonte: Com informações do Portal do Governo