HGV faz atendimento gratuito para doença de Parkinson amanhã (16)

O mutirão acontecerá no ambulatório integrado do HGV- prédio azul

Pessoas que sofrem o Mal de Parkinson ou apresentam sintomas que indicam a doença devem procurar o Hospital Getúlio Vargas (HGV) neste sábado (16). O hospital irá realizar um mutirão de atendimentos gratuitos, das 7h às 13h, no Ambulatório Integrado do local – prédio azul.

 Todas as consultas serão marcadas e realizadas a partir das 7h do mesmo dia, sem a necessidade de encaminhamento prévio pelo posto de saúde. O paciente deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Segundo o coordenador do mutirão, Francisco José Alencar, serão realizadas avaliações clínicas, orientações e os devidos encaminhamentos – que podem ser o uso de medicamentos, disponibilizados pelas farmácias do Estado e do Município, ou indicação cirúrgica.

“Não existe cura para o Parkinson, mas existem tratamentos que podem conter os sintomas da doença, principalmente quando realizados nas fases iniciais. Por isso a importância de um diagnóstico precoce”, explica Alencar.

O Mal de Parkinson é uma doença de ordem neurológica, crônica e progressiva. Seus sintomas são variados, tais como rigidez muscular, tremor, desequilíbrio, constipação intestinal, insônia, diminuição do olfato e outros. Não se sabe as causas da doença, mas pesquisas apontam que ela pode estar associada a fatores genéticos e até mesmo ambientais, e que a idade é fator de risco.

 


Fonte: Portal MN