HGV promove mutirões em diferentes especialidades em Teresina

O objetivo é dinamizar o volume de atendimentos

Os serviços de Radiologia, Endoscopia, Hemodinâmica e Oftalmologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveram mutirões simultaneamente no sábado (21). No total, foram programados 40 exames de mamografia, vinte exames de colonoscopia, duas embolizações de aneurisma e trinta cirurgias de catarata. "O objetivo dessas ações é dinamizar o volume de atendimentos dos diferentes tipos de procedimentos que oferecemos à população``, enfatiza Clara Leal, diretora geral do HGV.

A dona de casa Maria das Dores Lima, 47 anos, chegou cedo ao Hospital e estava visivelmente ansiosa antes de fazer o exame de mamografia. "O câncer de mama é um dos mais temidos pelas mulheres. Mas sei que é uma doença curável, desde que diagnosticada precocemente e tratada corretamente. Por isso, acho importante esse mutirão realizado hoje pelo HGV", enfatizou.

Já totalmente descontraído e sempre sorrindo estava o pedreiro Adalberto Ferreira, 47 anos, antes de passar por um exame de vídeo-colonoscopia. “Fiquei surpreso e aliviado quando me ligaram para comparecer ao Hospital no sábado. Sinto muitas dores na barriga. Agora sei que vou tirar qualquer dúvida e saber o que eu tenho de verdade e, se preciso, começar logo o tratamento”, comentou.

"O exame de videocolonoscopia é um exame importante para estudar o intestino grosso, o reto, os segmentos do intestino grosso e o íleo terminal, que é o final do intestino delgado. É um exame que diagnostica precocemente muitas patologias, inclusive o câncer, fazendo com que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível e ampliando, assim, as chances de cura", explica o médico do Serviço de Endoscopia do HGV, Aroldo Gualter.

Regularmente, o HGV vem realizando mutirões aos finais de semana e feriados. Novas ações já estão programadas para a próxima quinta-feira (26), feriado de Corpus Christi, e sábado (28). As ações de hoje envolveram cerca de quarenta profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, tecnólogos, pessoal administrativo e maqueiros.

Fonte: Com informações do Portal do Governo