HGV realiza procedimento inédito na área de cirurgia torácica

Cirurgia será realizada nesta sexta-feira (29).

O Hospital Getúlio Vargas realiza, nesta sexta-feira (29), a primeira cirurgia de Lobectomia Pulmonar por Videolaparoscopia utilizando tecnologia avançada que reduz o tempo cirúrgico, a morbidade do paciente e o tamanho das incisões. A cirurgia será realizada pelos cirurgiões torácicos Francisco Neto, de Fortaleza-CE e Cromwell Carvalho ,do HGV.

O coordenador da Clínica Pneumológica do HGV, Cromweel Carvalho explica que o procedimento irá utilizar uma técnica minimamente invasiva, que irá proporcionar  benefícios como invasão menor, portanto propiciando recuperacão mais rápida, retorno laboral precoce e morbidade menor.

Segundo Carvalho, o HGV já realiza a técnica, mas a novidade é que, nesse procedimento, irão utilizar grampeadores endoscópicos, bisturis e pinças com ultrassom como energia (bisturi harmônico) e clipadores de última geração. “Esses equipamentos ajudam a reduzir o tempo de ligadura dos vasos que poderiam demorar horas em segundos”, destaca o cirurgião.

Cromwell explica que a cirurgia será realizada na  paciente A. A. S, 36 anos, portadora de provável lesão congênita com infecção secundária e episódios de pneumonias de repetição. "A paciente teve três internações por pneumonia nos últimos dois anos e hemoptose (escarros com sangue. Na cirurgia tradicional, teríamos que fazer incisões de 30 centímetros, com essa tecnologia, iremos fazer incisão de 2-3 centímetros o que proporciona mais segurança para o paciente", destaca.

Fonte: Portal Meio Norte