Hidrelétricas lideram matriz energética no Brasil com 51,3% de participação

Entre as maiores hidrelétricas do Brasil estão a Itaipu Binacional, com capacidade de 14.000 GW (7.000 MW destinados ao Brasil e 7.000 MW destinados ao Paraguai), seguida pela usina Belo Monte

Usina Hidrelétrica de São Simão, da SPIC Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior parte da energia produzida no Brasil provém de usinas hidrelétricas, considerada uma fonte limpa e renovável. Segundo dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, e informações de 2022 das associações das empresas do setor, as usinas hidrelétricas são responsáveis por 51,3% da participação na matriz elétrica brasileira, com uma capacidade de aproximadamente 109.400 gigawatts (GW). As informações são do Brasil em Mapas.

Entre as maiores hidrelétricas do Brasil estão a Itaipu Binacional, com capacidade de 14.000 GW (7.000 MW destinados ao Brasil e 7.000 MW destinados ao Paraguai), seguida pela usina Belo Monte, com 11,2 MW, e Tucuruí, com 8,5 MW. Doze estados, incluindo o Distrito Federal e São Paulo, têm a energia hidrelétrica como sua principal fonte energética. Os maiores produtores desta fonte são o Pará, com mais de 22,3 GW, e o Paraná, com 15,5 GW.

A maior parte da energia produzida no Brasil provém de usinas hidrelétricas, considerada uma fonte limpa e renovável (Foto: Divulgação)

Os aumentos mais expressivos têm sido observados nas fontes eólica e solar, que impulsionam o crescimento das energias renováveis no país. A energia eólica, produzida a partir do vento, representa cerca de 12% da matriz elétrica brasileira, alcançando uma capacidade de 23,7 GW em 2022, um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior.

 Os estados do Nordeste concentram os maiores parques eólicos, com destaque para Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Santa Catarina. Juntos, apenas Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará possuem uma capacidade eólica superior à da usina hidrelétrica de Itaipu.

A energia solar fotovoltaica ocupa o terceiro lugar na matriz energética brasileira, representando cerca de 11,5% da participação, com mais de 22,0 GW de capacidade instalada. A produção solar centralizada teve o maior aumento, um crescimento de 64,3% em comparação ao ano anterior. Os maiores parques solares estão concentrados principalmente no Nordeste do país, destacando-se estados como Bahia, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A fonte de gás natural ocupa a quarta posição na matriz energética brasileira com pouco mais de 8% da participação e uma capacidade de cerca de 17,0 GW. Os estados do Amazonas, Sergipe e Maranhão utilizam o gás natural em suas termelétricas como principal fonte de energia. Embora não seja uma fonte renovável, o gás natural é considerado uma opção mais limpa, pois produz baixo impacto ambiental e substitui combustíveis mais poluentes, como óleos combustíveis, lenha e carvão.

A fonte de biomassa ocupa a quinta posição na matriz elétrica brasileira, com pouco mais de 7% de participação, e uma capacidade de cerca de 17 MW. O estado do Mato Grosso do Sul se destaca como o único a utilizar a biomassa como principal fonte de energia em suas termelétricas renováveis.

Em contraste, fontes não renováveis, como o petróleo, carvão mineral, gás natural e energia nuclear, possuem uma participação menor na matriz energética brasileira. O petróleo e seus derivados, como o óleo diesel, representam 4% da participação e são a principal fonte de energia em quatro estados: Acre, Roraima, Paraíba e Pernambuco. O carvão mineral, considerado o combustível fóssil mais poluente e não renovável, possui uma participação de 1,7% no país e é utilizado como principal fonte nas usinas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já a energia nuclear possui uma participação de apenas 0,9%.

O Brasil se destaca internacionalmente por possuir uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com 85% de suas fontes provenientes de energias renováveis, enquanto a média mundial é de 28%. Em termos de capacidade instalada de energia renovável, o Brasil ocupa a terceira posição global, com 185 GW, ficando atrás da China, com 1.020 GW, e dos Estados Unidos, com 325 GW. Outros países relevantes nesse aspecto são a Alemanha, com 138 GW, e o Japão, com 112 GW.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES