Hidroginástica para grupos especiais, educação física escolar, nutrição desportiva são temas que movimentam o X Congresso da FIEP

O evento acontece no Setor de Esportes da UFPI e se estende até sábado (2), com a 1ª Corrida de Rua.

Image title

Dando prosseguimento ao X Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – FIEP- Piauí, na tarde desta quinta-feira (30) foram oferecidos ainda mais cinco cursos, do total de 15. O evento acontece no Setor de Esportes da UFPI e se estende até sábado (2), com a 1ª Corrida de Rua. Na tarde de hoje, foram abordados temas como Nutrição Desportiva, Hidroginástica para Grupos Especiais, Atividades Aquáticas, Dança Escolar e Crescimento muscular: exercício e nutrição.

O curso 6 foi dinâmico e agitou a turma de congressistas. O professor paranaense Hani Awad proporcionou uma aula agitada e criativa sobre Educação física escolar: jogando, brincando e dançando com criatividade e ludicidade. Com dinâmicas interessantes, motivadoras, em grupo e bastante participativas, utilizando linguagens cantadas e vibrantes, o ministrante traz conceitos educativos para o bom desenvolvimento infantil na educação física escolar. O curso segue até esta sexta (1º). Awad é autor de livros e CD  no segmento.

A professora doutora Sônia Maria Bordin foi a palestrante do curso 7. Ela falou sobre Nutrição Desportiva. “ O consumo de aminoácidos deve ser tanto de origem animal como vegetal. Em atividades intensas, é preciso proteinas e aminoácidos de origem animal e vegetal, necessários para a síntese proteíca e sistema imunológico”, disse durante o curso.

No curso 8, a professora doutora Yula Pires da Silveira Meneses e a mestre Jane Maria Carvalho foram as ministrantes. Primeiro, elas fizeram a aula teórica com os congressitas e depois na piscina. Entre os assuntos, fundamentos da hidroginástica e da natação como opção na prática de exercício físico; diagnóstico de artrose, artrite, hérnia discal, hipertensão arterial, AVC, aneurisma e gestação; fisioterapia x educação física na reabilitação, processo de reabilitação e os exercícios mais indicados e os que devem ser evitados e condicionamento físico sob diagnósticos de limitações ósteo e neuro musculares. Nesta sexta-feira, o curso terá continuidade, com enfoque nas cardiopatias, com os alunos fazendo exercícios práticos na piscina.

Já no curso 9, de conteúdo mais interativo, o professor João Paulo de Oliveira e a professora Manuela Monte abordaram o tema Dança Escolar: o corpo, o movimento e a aprendizagem. Com músicas, danças e brincadeiras, a aula atraiu a atenção dos congressistas que aprenderam em seus ensinamentos uma forma diferente e animada de aplicar seus conhecimentos.

E no último curso do dia, proferido pelos professores doutores Leonardo Torres Leal e Moisés Tolentino Bento (UFPI), o tema foi sobre Crescimento Muscular: Exercício e nutrição. Tolentino explicou a importância do treino e das células satélites para o exercício: “No treino você sempre deve levar em conta o que a pessoa gosta de fazer para que assim ela tenha um bom desempenho. Temos células satélites em várias partes do corpo e cada uma delas é ativada de forma diferente. As células satélites ficam adormecidas e quando praticamos exercício, com esse estímulo, elas são ativadas, se juntam a fatores de crescimento e se diferenciam. Isso se dá com treino, com a prática constante de exercício”, destacou.
         Os cursos de 11 a 15 começam a ser ministrados nesta sexta-feira, a partir das 17h30. Congresso está sendo promovido pela Delegacia Regional no Piauí da FIEP-PI , em parceria com a UFPI, UESPI, Faculdade do Médio Parnaíba- Famep, Faculdade Santo Agostinho, Uninovafapi, Instituto de Ensino Superior Múltiplo, Faculdade Maurício de Nassau, Isepro, Escola Santa Helena, Eugênio Fortes Academia e Ariston Serigrafia. A programação completa e as novidades para esta edição comemorativa do congresso estão disponíveis no site www.fiep-pi.com.br. O X Congresso Piauiense Científico da FIEP-PI é voltado para profissionais e estudantes de Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Educação, Nutrição, Turismo, Educação Artística, além de técnico desportivo, bailarino, dançarino, personal ou que atua em áreas afins.


Fonte: Assessoria