Homem invade igreja católica e quebra imagem do século 19

Homem invade igreja católica e quebra imagem do século 19

Imagem do Senhor do Bonfim é do século 19 e original de Portugal

Um homem invadiu a catedral do município de Senhor do Bonfim, a cerca de 380 km de Salvador, e quebrou uma imagem do santo homônimo, que estava posicionada no altar da igreja; além da cátedra, cadeira utilizada pelo bispo, e de outros objetos.

O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (6). De acordo com o padre José Elton Nascimento, o homem aparentava estar com "algum tipo de perturbação mental".

?Ele está influenciado por ideias de que imagens de santos devem ser quebradas e fiquei sabendo que está mentalmente perturbado. Nós temos que ajudar?, afirma o padre, que tenta tratamento psicológico para o rapaz. Segundo o padre, o homem é adepto de uma religião que não aceita culto de imagens, o que pode ter motivado o ato de vandalismo. ?É muito triste a gente ver um ato desses. É uma agressão a fé das pessoas e à própria Igreja?, comenta.

Ao retirar a imagem do local, ela caiu sobre o encosto da cátedra e quebrou. O padre conta que a imagem, de origem portuguesa do século 19, está guardada na paróquia e pede ajuda da sociedade para conseguir restaurá-la.

O padre relata que a polícia foi acionada para retirar o homem do local, pois ele insistia em não querer sair da igreja. O G1 entrou em contato com a delegacia do município e a unidade informou que foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e, em seguida, o rapaz foi liberado.

Depois do vandalismo, o bispo presidiu uma santa missa citando o "desagravo" pela invasão ao templo. A paróquia celebra 200 anos no dia 12 de dezembro, quando será realizada uma cerimônia especial. O padre espera que a imagem de Senhor do Bonfim retorne à igreja antes da data. No dia 1º de dezembro, o padre Fábio de Melo realiza um show na cidade de Senhor do Bonfim e a verba será revertida para as obras de restauração da Catedral.

Fonte: G1