Horta deve ganhar estrutura para segurança no Bairro Tabuleta

A horta Comunitária da Chesf foi estruturada desde a década de 1970

Com o intuito de coibir furtos e atos de vandalismo na horta comunitária da Chesf, situada no Bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina, que muros e cercas de segurança serão instalados no espaço. Além disso, os horticultores vão receber capacitações para melhor produzir.

Para formalizar as ações entre os representantes da Chesf e da Prefeitura de Teresina, foi feita uma visita, no final de semana à horta comunitária e aos horticultores que relataram suas demandas. A horta Comunitária da Chesf foi estruturada desde a década de 1970 e chega a atender 750 famílias das imediações. Segundo Airton Feitosa, gerente da Chesf Regional, a horta foi estruturada para evitar casas no entorno das linhas de alta tensão.

“Essa horta comunitária é um dos primeiros modelos experimentais que a Chesf e a Prefeitura de Teresina estão promovendo juntas para evitar instalações de residências nessa área que fica sob as linhas de alta tensão e também para gerar uma fonte de renda a famílias que vinham da zona rural”, esclarece.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, a questão da capacitação vai contribuir para o melhor manuseio das atividades na horta. “A prefeitura também está nessa ação, investindo na capacitação dos horticultores da região, principalmente na questão da irrigação. É importante para toda nossa economia e também pelas inúmeras possibilidades de inovação. Já que muitas famílias tiram seu sustento das hortas comunitárias”, garante o prefeito.

A estrutura de segurança para a horta comunitária será implantada através da Chesf com materiais do próprio órgão. Já a capacitação será realizada por meio do convênio com a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) do Piauí que deve orientar os horticultores sobre a agricultura familiar.

Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele