Hospital é acusado de negligência por morte de jovem pós-parto no PI

Em nota, a direção do hospital disse que o corpo médico fez todos os procedimentos pertinentes e alegou burocratização na liberação de senhas para transferência de pacientes para Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Josiane Sales Silva faleceu no último sábado (23) a caminho de Teresina, após ter complicações pós-parto do seu primeiro filho que nasceu no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman em Esperantina há cerca de 10 dias. Ela e o bebê receberam alta três dias depois do parto. E após cinco dias, ela passou mal e foi internada novamente no hospital, onde seu quadro de saúde se agravou, sendo transferida para a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, e morrendo antes de chegar na capital.

O caso causou comoção no município, onde amigos, familiares e outras pessoas usaram as redes sociais para acusar o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman de negligência médica.

Nas postagens escritas no Facebook e WhatsApp, amigos e familiares da jovem externaram indignação e acusaram o corpo médico que estava de plantão no dia da morte de Josiane, de tanto na demora do diagnóstico da paciente, quanto na demora para transferi-la para Teresina. Fontes informaram ao RevistaAZ.com.br, que a tanto a direção do hospital, quando o Estado, poderão ser processados pela família.

O OUTRO LADO

Em nota também divulgada nas redes sociais, a direção do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman deu sua versão sobre o caso. Segundo a nota, a direção do hospital disse que o corpo médico fez todos os procedimentos pertinentes e alegou burocratização na liberação de senhas para transferência de pacientes para Teresina.

Confira a nota completa abaixo:

O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman vem prestar nota de esclarecimento à comunidade devido a propagação de notícias e declarações infundadas nas redes sociais sobre o caso da paciente de iniciais J. S. S. Nesse sentido, esclarecemos que a paciente citada deu entrada nesta unidade em 15/02/2019 as 9:20min da manhã para uma avaliação obstétrica, sendo prontamente atendida pelos profissionais plantonistas, passou por uma avaliação médica e foi submetida a procedimento de cesariana, procedimento este que conforme registros contidos no prontuário da mesma, tudo transcorreu bem tanto com a mãe quanto com o bebê. Mãe e filho permaneceram em alojamento conjunto na enfermaria e receberam alta no dia 17/02/2019, apresentando quadro estável.

Ocorre que somente no dia 23/02/2019 a paciente deu entrada as 6:37min, apresentando quadro de dispneia, pressão elevada e quadro de anemia. Imediatamente, o médico plantonista do dia, solicitou os exames de ECG, US transvaginal, Ecocardiograma, RX Tórax, PA e Perfil e indicou internação hospitalar. No mesmo dia, diante dos resultados dos exames outrora solicitados e tendo em vista a gravidade do caso, a paciente foi cadastrada na central de regulação de leitos estadual, procedimento este padronizado para transferências de pacientes a outros hospitais de referência do Estado. Vale ressaltar que a liberação da senha e vaga se dá através da Central de Regulação e não pela instituição que transfere o paciente.

Desse forma, a paciente seguiu aguardando a liberação e assim que foi fornecida a senha a paciente foi transferida para Maternidade Dona Evangelina Rosa, em ambulância da unidade, acompanhada por equipe do hospital, sendo: 1 técnica de enfermagem e 1 enfermeira. Cabe ainda salientar, que a mesma passou por pré-natal e ao chegar este serviço não tinha conhecimento de nenhuma doença pré-existente.

Assim, todos os procedimentos e providencias possíveis, de acordo com a realidade deste hospital foram realizadas devidamente, uma vez que buscamos sempre a valorização da vida e da saúde. O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman se solidariza com a família da paciente e permanece a disposição para esclarecimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES