Hospital Infantil realiza cirurgia inovadora de alta complexidade

O procedimento aconteceu via Sistema Único de Saúde (SUS).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Infantil Lucídio Portella realizou na manhã do último dia 28, uma Rizotomia Dorsal Seletiva, cirurgia de alta complexidade raramente realizada no país e que servirá de referência para médicos do Rio de Janeiro que vieram acompanhar o procedimento. A cirurgia foi feita pelos neurocirurgiões Francisco Alencar e Bruna Nayana em um paciente de 6 anos com paralisia cerebral. O procedimento aconteceu via Sistema Único de Saúde (SUS).

Francisco Alencar explica que a paralisia da criança era responsável por uma tetraplegia espástica, que significa um endurecimento da musculatura dos quatro membros decorrente de disfunção do cérebro, que não consegue controlar bem a função motora. "A cirurgia faz parte da reabilitação do paciente, onde ele terá a possibilidade de ficar sentado, andar em cadeira de rodas e ter uma recuperação física mais adequada", revela.

O médico explica que poucos hospitais no Brasil realizam esse procedimento com excelência e que no Hospital Infantil Lucídio Portella, a cirurgia é realizada seguindo os padrões internacionais, contando com uma equipe de monitorização neurofisiológica de excelência, com o diferencial de ter a presença de um neurofisiologista e um fisioterapeuta neurofuncional  para melhor definição do padrão cirúrgico. “Somos referência nessa cirurgia, propiciando um serviço de excelência para as crianças do Piauí. É um serviço feito com primazia por toda equipe do Hospital Infantil em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação do Estado (CEIR)", destaca Alencar.

A realização desse procedimento deu visibilidade nacional ao Hospital Infantil, que esta semana recebeu dois neurocirurgiões do Rio de Janeiro, Segismundo Valadares e Jair Pimentel, que vieram acompanhar a cirurgia. "É um reconhecimento importante para nosso hospital, pois podemos ajudar outros profissionais do Brasil, nos tornamos referência e assim, elevamos o nome do nosso Estado", fala Alencar.

O cirurgião ressalta que o procedimento transcorreu bem e que a criança deverá receber uma reabilitação mais eficaz, pois a espasticidade está resolvida. "O paciente vai ter mais qualidade de vida e uma melhor expectativa de recuperação".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES