Hospital Universitário do Piauí contará com mais cinco leitos de UT

O hospital aguardará a habilitação destes leitos pelo MS.

O Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI) contará com mais cinco (05) leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender os usuários do SUS. Nesta última sexta-feira, os leitos foram incluídos na base local do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresina. Após a inclusão, o hospital aguardará a habilitação destes leitos pelo Ministério da Saúde.

Em abril deste ano, o HU-UFPI havia passado por vistoria conjunta das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, na qual foi constatada a adequação dos leitos de UTI às exigências legais constantes na Portaria nº 3432/98. Posteriormente, foi encaminhada toda a documentação para a Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que emitiu resolução favorável. Após esta etapa, os documentos foram enviados para o Ministério da Saúde, que decidirá sobre a habilitação dos leitos.

 Maria Vitória Urbano, gerente de auditoria da SMS Teresina, explica que, para manutenção dos novos leitos de UTI no HU, será necessário o repasse de recursos federais, provenientes do Ministério da Saúde, que foi estimado em R$ 861.698,00 reais por ano.

"Tal valor consta no parecer do Gestor Municipal referente ao Impacto Financeiro e foi calculado pela Secretaria Municipal de Saúde de Teresina. Para esse cálculo é tomado como base os valores de diária de UTI constantes na tabela SIGTAP/SUS”, afirma.

Fonte: Assessoria