HUT alerta para aumento de queimaduras no período junino

HUT registra um aumento de 50% no atendimento de queimados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) faz um alerta à população para o aumento no número de vítimas de queimaduras durante o período junino. Tradicionalmente, nos meses de junho e julho, o HUT registra um aumento de 50% no atendimento de queimados.

A média de vítimas de queimaduras, somente por fogo, é de seis internações por mês, porém durante as festas juninas esse número já chegou a 14 vítimas, no mês de julho. De acordo com o cirurgião plástico do HUT, Dr. Fabrício Viana, as queimaduras por fogos de artifícios são muito graves, pois na maioria das vezes deixam sequelas físicas e psicológicas. “Esses pacientes perdem dedos e até a mão completa. Quando atinge a face, geralmente, ficam com sequelas mais graves chegando a perda da visão. São queimaduras graves com períodos muito longos de internação. Casos de mais de dois anos de internação”, alerta o médico.

Dr. Fabrício explicou ainda que o aumento no número de barracas com comidas típicas também colabora para aumentar no número de acidentes com líquidos quentes. “A manipulação desses líquidos requer um cuidado redobrado. É bastante comum explosões de botijões de gás e manuseio errado de álcool liquido e óleos durante o preparo de alimentos”.

Em caso de queimaduras, qualquer que seja a extensão e gravidade, Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, recomenda a população que procure atendimento médico o mais rápido possível. “A primeira medida é lavar com água gelada o local atingido pelo fogo ou substancia quente. Em seguida a vitima deve procurar atendimento médico”.

Dr. Gilberto lembra ainda que não se deve colocar café, óleo, pasta de dente, manteiga, ou qualquer outra substância sobre a queimadura. Segundo ele a utilização de substâncias caseiras podem piorar a gravidade da queimadura.

A Unidade de Queimados do HUT atendeu, em 2015, 319 vítimas de queimaduras sendo 56 choques elétricos, 71 fogo, 134 substâncias quentes e 58 sem especificações. Segundo o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, o aumento no número de vítimas de queimaduras, por fogos de artifício, ocorre principalmente durante as festas juninas e réveillon. “Esse número aumenta em torno de 100%. Apenas este ano já atendemos 132 vitimas de queimaduras. Já chegamos a atender 43 pessoas vitimas de queimaduras durante o período junino e virada de ano, sendo que nossa média é em torno de 20 atendimentos mês”, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES