HUT já atendeu mais de 9 mil acidentes de trânsito em 2016

Levantamento foi divulgado pelo diretor do hospital nesta terça

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já atendeu, apenas este ano, 9.382 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Dentre estes, 7.812 foram vítimas de acidentes com motocicleta, representando assim mais de 83% dos atendimentos de acidentes de trânsito e ocupando o primeiro lugar entre os motivos de procura do Hospital.

Esses dados foram apresentados numa palestra, realizada pelo diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, nesta terça-feira (20), como parte da programação da Semana do Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran).

Durante a apresentação, o diretor chamou atenção para o número de vítimas com idades entre 21 e 40 anos, que representam 58% dos acidentados com motocicleta. “Essas pessoas estão no auge da vida profissional e econômica. A grande maioria tem a responsabilidade de sustentar uma família. São transtornos que modificam completamente a rotina de familiares e amigos, gerando grandes despesas e, consequentemente, dificuldades financeiras”, explicou Dr. Gilberto.

Outro ponto destacado na palestra foi o aumento da gravidade dos acidentes de trânsito.  Ainda segundo o diretor, isso tem aumentado, substancialmente, a quantidade de cirurgias no HUT e elevado o tempo de internação e sequelas graves entre as vítimas.

“Como o nosso mercado esta disponibilizando máquinas cada vez mais velozes, os acidentes estão se tornando ainda mais graves, com sequelas para a vida toda. Isso gera uma superlotação nos hospitais e um aumento nas despesas. Estamos batendo recordes de cirurgias, com uma média de 1.300 por mês”, comenta.

As cirurgias ortopédicas representam 58% do total de cirurgias realizadas no HUT mensalmente. Ocupando o primeiro lugar dentre as especialidades cirúrgicas realizadas no Hospital, com uma média de 800 cirurgias por mês, em que mais de 50% são casos de pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Em segundo lugar vem a cirurgia geral com uma média de 250 cirurgias por mês e em terceiro a cirurgia vascular com uma média de 90 por mês. Apenas este ano o HUT já realizou 10.629 cirurgias, batendo um novo recorde em agosto, com 1.415 cirurgias.

Hospital de Urgências de Teresina (Crédito: Reprodução)
Hospital de Urgências de Teresina (Crédito: Reprodução)



Fonte: Portal Meio Norte