HUT já realizou 100 mil cirurgias e bate novo recorde em maio

O recorde mensal anterior tinha sido 1.378.

Após oito anos de funcionamento, o Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) atingiu a marca de 100 mil e 13 procedimentos cirúrgicos. Somente no mês de maio de 2016, foram realizadas 1.403 cirurgias, o que corresponde a uma média de 45 cirurgias por dia. A quantidade é a maior registrada em um mês, desde a inauguração do hospital no ano de 2008. O recorde mensal anterior tinha sido 1.378, verificado em dezembro de 2015.

A estatística do hospital revelou ainda que das 1.403 cirurgias realizadas no mês de maio, 872 foram ortopédicas, o que representa 62% do total. O número também é o maior já registrado na área da ortopedia. Outro dado relevante é que, considerando-se separadamente cada mês, do período de janeiro a maio dos anos de 2008 a 2016, foi verificado que o número de cirurgias em cada mês de 2016 foi superior aos números de procedimentos registrados nos meses idênticos dos anos anteriores.

 Segundo o prefeito de Teresina, Firmino Filho, Teresina tem investido na área da saúde: “É uma decisão nossa investir no HUT, hospital que é referência no atendimento de média e alta complexidade no Nordeste. O nosso objetivo é que o cidadão, quando necessitar, tenha o melhor atendimento e seja salvo. Para isso, temos atuado incansavelmente e o resultado de nosso trabalho tem se tornado notório.”, conta.

O secretário municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, afirma que o aumento do número de cirurgias verificado este ano foi resultado do esforço conjunto da gestão: “O HUT finalmente atingiu a meta de 1.400 cirurgias. Para que alcançássemos esse objetivo, algumas medidas foram tomadas, como a ampliação do Centro Cirúrgico em três salas, que resultou na expansão de sua capacidade em 50%; a aquisição de modernos equipamentos; e também a contratação de profissionais da saúde de todas as especialidades”, conta.

 De acordo com Fátima Garcêz, presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, a gestão tem buscado assegurar qualidade no atendimento do Hospital de Urgência: “O trabalho diário é muito grande e o investimento de recurso financeiro é alto, mas é necessário para manter o funcionamento do hospital com qualidade e resolutividade, não deixando faltar medicamentos, equipamentos e profissionais, ações que repercutem na melhoria do atendimento à população”, afirma.

 Funcionamento do Centro Cirúrgico do HUT

O centro cirúrgico do HUT funciona 24 horas e realiza cirurgias de urgência nas áreas de ortopedia e traumatologia, pediatria, vascular, neurologia, buco maxilo facial, tórax, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e realiza ainda cirurgia geral, plástica e endoscopia.



Fonte: Assessoria