IASPI faz reajuste de 15% em contribuição em busca de equilibrio

A resolução foi publicada na edição de quarta-feira (14) do Diário

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tentativa de alcançar o equilíbrio financeiro do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Piauí (Iaspi), o Conselho Fiscal Deliberativo do órgão aprovou o reajuste em 15% da contribuição dos beneficiários diretos e indiretos do seguro de saúde destinado aos servidores públicos estaduais. A resolução foi publicada na edição de quarta-feira (14) do Diário Oficial do Estado.

O aumento tem causado polêmica entre os segurados do Plano Médico de Assistência e Tratamento – PLAMTA, que consideram o percentual abusivo. No entanto, a diretora-geral presidente do Conselho Fiscal Deliberativo do Iaspi, Daniele Amorim Aita, explica que, apesar de ser uma medida “dura” o aumento na cobrança do seguro é necessário para que o Iaspi se fortaleça como instituição e preste serviço de qualidade superior aos seus mais de 390 mil beneficiários.

“Atualmente a receita arrecadada pelo Iaspi não é suficiente nem para cobrir nossas próprias despesas. As contas do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Piauí sempre fecham com um déficit orçamentário que varia entre 15 a 20%”, justifica Daniele Aita. A presidente do Iaspi afirma,ainda, que o reajuste já estava previsto para ocorrer no mês de maio, com base no percentual autorizado pela Agência Nacional de Saúde. “Adiamos o aumento no maior prazo possível”, acrescenta Aita.

A implantação do serviço de home care através do Plamta também contribuiu para a necessidade do reajuste, segundo diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita. Desde o mês de junho do ano passado, os beneficiários do plano estão sendo atendidos através dessa modalidade, que possibilita um atendimento clínico na própria residência.

A resolução publicada no Diário Oficial do Estado altera também a coparticipação dos beneficiários no atendimento de urgência e emergência realizados nas clínicas e credenciadas ao Iaspi Saúde. Os segurados terão descontado em seus contracheques 50% do valor do procedimentos médicos e hospitalares utilizados.

“Essa cobrança de coparticipação foi aprovada em 2014, ainda na gestão passada, quando o atendimento de urgência e emergência passou a ter cobertura pelo então Iapep Saúde”, esclarece Daniele Aita



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES