Idepi recebe recursos para execução de obras

Em entrevista ao Programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal Meio Norte, o diretor do Idepi, Leonardo Sobral, falou sobre a construção da adutora do litoral, de barragens e estrada.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novas obras de infraestrutura vão atrair mais investimentos para o Piauí, segundo destacou o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral, em entrevista ao Programa Banca de Sapateiro, na TV Jornal Meio Norte. O órgão vem realizando diversos empreendimentos em várias regiões do Estado, além da adutora de água do litoral, barragens recebem recursos para execução de reformas e uma nova estrada reduzirá a distância ao Parque Nacional de Sete Cidades, em Piripiri.

"Essa é uma nova rodovia que está em pleno vapor, com 70% concluída. Estamos estimando que já no 1º semestre de 2020 inauguraremos essa estrada junto com o governador Wellington Dias e vai beneficiar o turista e moradores de cidades próximas ao parque, porque vai encurtar o caminho. Será uma via moderna e bem sinalizada com todo conforto e segurança para quem visitar Sete Cidades", explica Leonardo Sobral.

Crédito: ASCOM IDEPI

A nova rodovia dará acesso ao Parque através da cidade de Brasileira, na PI-111. Com a facilidade maior de acesso da via, o Parque deverá receber mais visitantes e aventureiros, o que vai revalorizar o local. Leonardo citou que recursos já estão garantidos para execução de obras de manutenção nas barragens do Bezerro, em José de Freitas, e a do Emparedado, em Campo Maior.  “São recursos do Orçamento da União, aprovados no final do ano passado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e que deverão ser usados para a recuperação dessas barragens. A execução das obras é de responsabilidade da Secretaria de Defesa Civil do Governo do Estado”, destacou o diretor do Idepi.

Outra novidade é sobre a barragem de Atalaia, obra importante para região Sul, localizada em Corrente, e cujas obras poderão ser concluídas ainda neste ano. De acordo com Leonardo Sobral, o Idepi conseguiu aprovar a reformulação do plano de trabalho junto à CODEVASF. “Hoje, a barragem está com 81% das obras concluídas e com nossa reformulação do plano de trabalho conseguimos orçamento para 2020 de R$ 12 milhões, concluiremos o maciço, fecharemos a parede e realocaremos a população que mora ao redor da barragem em dois assentamentos. Serão 90 casas para a população morar de forma digna", garantiu.

Fases da adutora do Litoral.

Crédito: ASCOM IDEPI

O empreendimento contempla a construção de 14 redes que levarão água potável para toda região litorânea, e     a adutora do litoral segue em ritmo acelerado. A ETA IV e do Centro Integrado de Tratamento Pindorama - Coqueiro - Barra Grande, implementada pelo Idepi com recursos do Governo Federal e Governo Estadual, tem mais de 80 km de extensão e está sendo executada em duas etapas.

"A primeira etapa estimamos que levaremos este ano água potável de forma regular para o abastecimento de casas e restaurantes nas praias de Macapá, Maramar e do Arrombado. Haverá uma segunda etapa, que iniciaremos no 2º semestre de 2020, levando água para Barra Grande. São cerca de 82,44 km de extensão de adutora interligando todo o trajetória que inclui Cajueiro da Praia, Ilha Grande e o nosso maior ponto turístico, Barra Grande. Com esse empreendimento será possível desenvolver mais ainda aquela região", esclarece Leonardo Sobral.  "No reservatório do bairro Pindorama será concretado um reservatório com a capacidade de 3.540 m³ de água. Esse reservatório tem a capacidade de sustentar a cidade de Parnaíba em um dia caso haja falta de abastecimento", concluiu



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES