Idosa tem corpo queimado em incêndio de casa em JF

Dona Leonilda Pinto, narrou detalhes de como a sua casa pegou fogo.

A idosa Leonilda de Morais da Silva Pinto, de 82 anos, teve várias partes do seu corpo queimado, durante o incêndio de sua humilde residência na Comunidade Carimã, no Município de José de Freitas-PI, a 48 km de Teresina. O incêndio que destruiu a residência de Leonilda Pinto com todos os pertences da casa e a importância de 2 mil reais em dinheiro, ocorreu por volta das 20 horas do último sábado (30), quando ela se encontrava na residência, acompanhada apenas do marido Antônio Lisboa Pinto, mais conhecido por Antônio Jatobá, que tem 94 anos de idade.

Dona Leonilda Pinto, narrou detalhes de como a sua casa pegou fogo.

?Meu filho olha aqui como está as minhas pernas e a minha nádega que foram atingidas pelo fogo. Até minhas partes íntimas foram atingidas?, afirmou chorando a aposentada Leonilda Pinto na presença de sua filha Rita Pinto. ?A minha casa que foi destruída pelo incêndio com todos os meus pertences, era feita de paredes de taipa, coberta com palhas de palmeira e não tinha energia elétrica e por isso eu e o meu marido éramos iluminados durante a noite, através de lamparinas, nas quais nós usávamos óleo diesel?, relatou dona Leonilda Pinto, que espera a ajuda da população de José de Freitas para construir outra casa para ela e o marido morarem.

Dona Leonilda conta que estava colocando óleo diesel em uma lamparina quando o combustível derramou no chão e atingiu outra lamparina que estava acesa, tendo o fogo de imediato se alastrado por toda a casa. Leonilda afirma que ficou desesperada e que na ocasião, o marido Antônio Jatobá estava dormindo em uma rede em um dos quartos da casa, tendo ela ido chamá-lo e foi exatamente quando acabou sofrendo as queimaduras e o marido saiu ileso.

O marido de Leonilda tem problema de audição e demorou algum tempo para acordar, sendo que por milagres de Deus e pela coragem de sua mulher não morreu queimado dentro da casa, que se transformou em cinzas. O fogo destruiu um fogão, um botijão de gás, um armário, várias imagens de santos, cadeiras, mesas, redes e vários outros objetos, sendo que os idosos Leonilda e Antônio Jatobá ficaram apenas com as roupas em que estavam vestidos.

A doméstica Maria de Lourdes da Costa Carvalho, que é nora de dona Leonilda percebeu o fogo se alastrando e correu na direção, quando então viu que era a casa de sua sogra que estava pegando fogo e logo chamou outros moradores da comunidade para ir a socorro dos seus familiares.

Ambulância quebrada

Dona Maria de Lourdes da Costa Carvalho relatou nesta segunda-feira (2 de dezembro de 2013), que após ajudar a retirar a sua sogra Leonilda Pinto, bastante queimada, de dentro da casa, que pegou fogo, fez uma ligação telefônica para o SAMU de José de Freitas e a resposta que recebeu foi de que a equipe não poderia ir até ao local socorrer a idosa Leonilda, porque a única ambulância existente no SAMU estaria quebrada e o Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento está sem ambulância há muito tempo.

?Com a resposta que recebi, a única solução foi chamar o meu cunhado José Cardoso, que em um Pampa, transportou a minha sogra de 84 anos para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, onde ela foi atendida pelo médico Fonseca e ficou internada por algumas horas, tendo depois recebido alta e agora se encontra na casa da filha Rita aqui no Povoado Contendas?, relatou Maria de Lourdes.

Há mais de três anos, um irmão de dona Leonilda Pinto morreu queimado em sua casa, no mesmo Povoado Contendas, que fica a 5 km da cidade de José de Freitas.


Idosa de 82 anos tem partes do corpo queimado durante incêndio de casa em José de Freitas

Idosa de 82 anos tem partes do corpo queimado durante incêndio de casa em José de Freitas

Idosa de 82 anos tem partes do corpo queimado durante incêndio de casa em José de Freitas

Idosa de 82 anos tem partes do corpo queimado durante incêndio de casa em José de Freitas

Fonte: saraivareporter.com