III Caminhada “Um Minuto pela Vida” acontece hoje (24)

III Caminhada “Um Minuto pela Vida” acontece hoje (24)

Para hoje são esperadas milhares de pessoas, entre dependentes químicos em tratamento, familiares, amigos e parceiros.

Na manhã deste domingo, a sociedade teresinense tem o seu compromisso de cidadania. Isso porque começa, a partir das 7 horas, a III Caminhada Um Minuto Pela Vida, realizada pela comunidade terapêutica Fazenda da Paz em parceria com o Sistema Meio Norte de Comunicações. A concentração é na Avenida Frei Serafim e a caminhada segue até a Câmara Municipal.

A expectativa é reunir 12 mil pessoas. No ano passado, a II Caminhada reuniu mais de 8 mil pessoas e contou com o apoio de várias autoridades, entre elas a presidenta Dilma Rousseff, que afirmou que o trabalho de entidades como a Fazenda da Paz é o que existe de mais importante no tratamento da dependência química do Brasil.

Este ano, a campanha ?Vamos Juntos Construir?, que pretende arrecadar fundos para a implantação da única comunidade terapêutica feminina do Piauí, será o foco da caminhada. De acordo com o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, esse é o grande desafio da entidade na luta contra as drogas. ?Precisamos de R$ 3 milhões para construir e equipar um local que garanta dignidade a essas mulheres?, afirma Célio.

A caminhada está inclusa inclusa na programação da Semana Nacional de Combate às Drogas, cujo dia internacional é 26 de junho, quando também é o aniversário de 18 anos da Fazenda da Paz. ?Esse é o momento da sociedade mostrar que está atenda e que precisa de soluções para o problema das drogas. É um ato de cidadania?, completa Célio.

Instituição realizou mais de 12 mil atendimentos em 18 anos

No próximo dia 26 de junho, a Fazenda da Paz comemora a sua maioridade. São 18 anos resgatando vidas das drogas. Durante esse período, a comunidade terapêutica atendeu mais de 12 mil pessoas, incluindo dependentes químicos e seus familiares. Foram mais de 6 mil internações, com 2.500 dependentes químicos sendo reinseridos na sociedade.

Segundo o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, algumas das conquistas da entidade nesses 18 anos podem ser facilmente percebidas. ?Saímos de uma casinha de palha e hoje temos três unidades de tratamento com capacidade para 300 internos. Já fomos reconhecidos como entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal. Porém, o mais importante foi a credibilidade que construímos a partir do nosso trabalho?, comemora Célio.

Por outro lado, o coordenador lembra que a Fazenda da Paz ainda tem o grande desafio de construir uma comunidade terapêutica para mulheres. ?Estamos com uma campanha e pedimos a ajuda da sociedade para construir juntos esse sonho?, afirma Célio.

No dia do aniversário da Fazenda da Paz haverá uma missa para os colaboradores, voluntários, familiares e convidados. A celebração será realizada no escritório da entidade, na rua Governador Tibério Nunes, 150, Bairro Cabral, às 19h.

Fonte: Jornal Meio Norte