Imagens e fotos eternizam as festas

A dica antes de contratar o profissional de fotografia é fazer uma pesquisa entre buffets e empresas que organizam eventos

O registro de eventos tais como casamentos, formaturas e aniversários exige uma boa documentação seja com fotos ou vídeos. Em Teresina, há poucos empresas especializadas em documentação de festa, sendo o trabalho realizado em sua maioria por profissionais liberais. Na hora de contratar um profissional ou empresa para fazer o registro, entretanto, é preciso tomar cuidados básicos para que o álbum da festa saia ao seu gosto e que lhe traga boas recordações do evento.

A dica antes de contratar o profissional é fazer uma pesquisa entre Buffets e empresas que organizam eventos para a procura de profissionais e referências. Depois é preciso conhecer os trabalhos já realizados. Observe as fotografias e os vídeos de outros eventos e verifique a qualidade, não só das imagens mas até do papel e capa do álbum, por exemplo. Também é bom observar os enquadramentos das fotos e procurar pensar como você quer as imagens feitas no seu evento.

Definido o profissional agora é o momento de decidir como você que sejam as fotos e que momentos da festa registrar. Segundo a fotógrafa Márcia Melo, dona de uma empresa que documenta eventos em Teresina, num casamento o registro fotográfico não se restringe a cerimônia de casamento em si. ?Começamos as fotos desde o preparativo dos noivos (prova de vestido, salão), o making-off da festa, na igreja e na recepção. Tem ainda fotografias descontraídas com os noivos antes do casamento?, explica a fotógrafa.

No caso das fotografias existem dois tipos de registro: a fotografia tradicional e o fotojornalismo. A fotografia tradicional é aquela pousada, um retrato dos noivos com padrinhos ou os pais, por exemplo. Enquanto no fotojornalismo o fotógrafo procura capturar fotos espontâneas dos noivos e convidados, registrando de forma discreta a alegria e felicidade na festa. Os álbuns em fotojornalismo são naturais e cheios de movimento.

A quantidade de fotos tiradas depende da festa. Recomenda-se ainda contratar previamente a quantidade de fotografias no álbum. Segundo Márcia Melo, num casamento são alocados em média dois fotógrafos: ?um fica responsável pelas fotos tradicionais, enquanto o outro faz as fotojornalísticas?, diz. Em eventos maiores como em formaturas cinco a seis profissionais são alocados para atender a demanda das fotos. ?Numa noite chegamos a fazer 700 fotos. Fora as outras cerimônias e preparativos da formatura?, comenta Márcia Melo. Contando com todos os eventos da formatura podem ser feitas até 2000 fotos.

Fonte: Rodolfo Ribeiro