Imepi fiscaliza mais de 100 veículos e autua 20 por irregularidades

A fiscalização de veículos ocorreu no município de Picos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou, na quinta-feira (01), a fiscalização de cronotacógrafos de veículos no município de Picos. A operação, que segue nesta sexta-feira (02), ocorre em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), na qual estão sendo interceptados veículos com capacidade superior a 10 ocupantes e peso acima de 4.536 kg.

Em Picos, mais de 100 veículos foram fiscalizados e 20 autuados até o momento. “É um número alto de irregularidades encontradas. Picos é o segundo maior entroncamento do Nordeste, portanto, o fluxo de veículos é grande, sobretudo desses de grande porte. Estamos preocupados em tentar reduzir o número de acidentes, por isso, intensificamos as ações. Agora vamos fiscalizar as PIs e percorrer todo o estado a fim de garantir a segurança da sociedade”, afirmou o diretor-geral do Imepi, Maycon Danilo.

O uso do cronotacógrafo é uma exigência legal, que consta no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro. “Realizar a análise do cronotacógrafo de veículos é de fundamental importância, pois, por meio dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo. O disco do diagrama colocado no cronotacógrafo registra dados importantes, que são legalmente aceitos como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução”, destacou Danilo.

O aparelho

O cronotacógrafo é um instrumento destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida do veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

Certificado de regularidade

O certificado de regularidade do cronotacógrafo é entregue ao motorista após ensaio em empresas credenciadas. No Piauí, existem três empresas, duas em Teresina e uma na cidade de Picos. Essas empresas são organismos de inspeção creditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O cronotacógrafo precisa passar por verificação metrológica a cada dois anos, ou sempre que sofrer reparo ou manutenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES