Implantação de 67 UTIs descentraliza atendimento, informa Sesapi

Política de descentralização de leitos garante melhor atendimento.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado desenvolve, por meio de sua Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), iniciativas para reformar e melhor equipar os principais hospitais regionais piauienses, fortalecendo ações voltadas para o bem-estar da população, aumentando o número de ofertas de leitos, ampliando o atendimento humanizado, facilitando o acesso a medicamentos e realizando a descentralização dos serviços.

A política de descentralização de leitos vem garantindo à população do interior do estado atendimento de qualidade e resolutividade, diminuindo o fluxo de pacientes que se deslocam a Teresina para receber tratamento.

Em São João do Piauí, o Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros recebeu investimentos de R$ 500 mil na reativação do seu centro cirúrgico. Em Parnaíba, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) teve o número de leitos para pediatria, obstetrícia e de urgência e emergência ampliados.

O Hospital Regional de Uruçuí também ganhou novas instalações e no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, o setor de urgência e a ala de ortopedia foram reformados, dando uma nova dinâmica de atendimento.

"A habilitação dos leitos vai ampliar os atendimentos, melhorar a qualidade no acolhimento dos pacientes e trazer mais agilidade nos serviços prestados. Sabemos da necessidade de obter cada vez mais investimentos para a área de Saúde e estamos nos esforçando para levarmos serviços de qualidade para o máximo de pessoas possíveis”, comemora o governador Wellington Dias.

Somente em leitos de terapia intensiva (UTIs), foram entregues 67 unidades, tanto para adulto como neonatal, de norte a sul do Piauí. No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, foram 20 leitos neonatais; em Piripiri, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, três leitos adultos; no Justino Luz, em Picos, 10 leitos adultos; no Deolindo Couto, em Oeiras, 10 leitos adultos; e em Floriano, outros 10 leitos neonatais.

Em Teresina, o suporte chegou ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), com quatro leitos adultos e na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), onde 10 novos leitos foram integrados à UTI Neonatal.

“Tudo isso faz parte de uma transição para a nova Maternidade. Para isso, estamos avançando na melhoria dos serviços e na assistência ao binômio mãe-bebê”, destaca o diretor da MDER, Francisco Macêdo.

Em um ano de funcionamento, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin2) da maternidade atendeu cerca de 226 bebês.

Expansão de Centros de Parto Normal

Além de garantir a assistência em alta complexidade neonatal em Teresina, a Sesapi faz importantes investimentos nos cuidados à gestante, com a abertura de Centros de Parto Normal (CPNs) nos municípios de Parnaíba, Piripiri e Floriano.

Os CPNs constituem uma rede de cuidados à gestante que, em conjunto com os hospitais regionais e as maternidades, oferecem todo o aparato necessário para que as futuras mamães e seus bebês tenham um parto e pós-parto tranquilos e saudáveis.

“Essas unidades atuam com o intuito de incentivar o parto normal e dentro das diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com este centro é mais um apoio para proporcionar a realização de partos naturais”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Em Parnaíba, o Heda conta agora com quatro leitos e ainda um ambulatório especializado para gestação de alto risco; 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(Utin); 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) e a Casa da Gestante, espaço extensivo à maternidade e que acolhe mães que acompanham seus recém nascidos e que não residem no município.

Atualmente, o Governo do Estado mantém Casas da Gestante em Teresina e Parnaíba. A perspectiva é de que este serviço seja ampliado para as cidades de Picos e Floriano. Novos CPNs devem ser instalados em São Raimundo Nonato e Picos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES