Inaugurada na década de 70, escola é reformada e climatizada

O prédio foi inaugurado na década de 70

Foi com muita alegria que os alunos da Unidade Escolar Odilo Costa receberam um prédio completamente reformado e climatizado na tarde da última quinta-feira (11).

O que antes era uma instituição com estrutura precária, agora recebeu melhorias – reforma geral e climatização – que proporcionam mais conforto e comodidade a professores e alunos da educação municipal de Timon.

A Unidade Escolar Odilo Costa é uma das escolas mais antigas da vizinha cidade maranhense. O prédio foi inaugurado na década de 70, e nunca havia passado por intervenções tão benéficas como agora.

Além de uma grande reforma e total climatização das salas, a escola ganhou uma nova pintura, ampliação da cantina e refeitório, banheiros novos, reparos na quadra de esportes, troca de todas as janelas, reforma elétrica e hidráulica.

Também foi construída uma subestação de energia para que os aparelhos de ar-condicionado fossem instalados de maneira adequada e segura.

Esta unidade de ensino atende 530 alunos nos turnos manhã, tarde e noite, do 5º ano ao 9º ano, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola é uma das mais tradicionais de Timon e atende alunos de várias regiões como Novo Tempo, Mutirão e Cidade Nova.

Atualmente, possui 7 salas de aula, sala de informática, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, sala do Programa Saúde na Escola, sala de professores, cantina com refeitório e demais espaços para a administração escolar.

A direção está satisfeita com a escola totalmente renovada. “Estamos há um mês com as salas climatizadas e é impressionante como houve uma mudança de comportamento dos alunos.

Eles estão mais atentos e permanecem mais tempo na sala de aula. Os professores também estão bastante satisfeitos porque o calor não atrapalha o rendimento”, afirma Raione Maria, diretora da escola.

As melhorias que a U. E. Odilo Costa recebeu é apenas uma parcela da grande contribuição que a Prefeitura Municipal de Timon, através da Secretaria Municipal de Educação, tem feito à educação básica do município.

Do ano passado para cá foram 16 instituições de ensino reformadas ou que estão passando por melhorias, tudo isso com o objetivo de proporcionar mais conforto e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Comunidade aprova reforma do Campo do Cruzeiro

Além da educação, o esporte também tem sido bastante valorizado e incentivado pelo prefeito Luciano Leitoa. E uma das ações que buscam valorizar o esporte é a reforma e a ampliação do campo do Cruzeiro, localizado na rua 40 do Parque Piauí II.

Este campo é utilizado pela população do bairro e comunidades vizinhas que praticam jogos de futebol. Porém, faz-se importante mudança na estrutura da quadra para que os moradores possam usufruir do lazer proporcionado pelo espaço.

O campo do Cruzeiro, após as intervenções, receberá dois vestiários, dois banheiros, pista de atletismo, alambrado, gramado profissional e outros benefícios.

Mas após a reforma e ampliação, o campo do Cruzeiro vai se transformar em uma praça esportiva, pois além do futebol, a área contemplará outras modalidades.

Em reunião com a comunidade, uma equipe da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEMEJ) apresentou aos moradores a maquete da nova área.

"Estamos realizando a reforma de alguns campos da cidade em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Governo Federal e Ministério do Esporte. O campo do Cruzeiro vai se transformar em uma moderna praça esportiva", afirma o secretário de esportes, Lucélio Mendes.

Fonte: Pollyana Carvalho e Lucrécio Arrais