Inaugurado projeto Piauí Praia acessível em Atalaia no litoral

No primeiro dia, 30 pessoas com deficiência foram atendidas

A inauguração do Piauí Praia Acessível foi realizada com muita alegria e emoção, na manhã do último sábado (23), no Complexo Turístico da Praia de Atalaia. No primeiro dia de atendimento 30 pessoas com deficiência foram atendidas no projeto.

O objetivo do Praia Acessível é proporcionar o acesso ao mar para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Formada com um estrutura de banheiros adaptados, circuitos acessíveis e uma rampa de 70 metros, que facilita o acesso das cadeiras anfíbias à praia e ao mar.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, falou da importância de incluir a pessoa com deficiência ao lazer, ao banho de mar. "É com muita emoção que tornamos possível a realização desse projeto no Piauí, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e a Faculdade Maurício de Nassau. Agora as pessoas com deficiência poderão usufruir de forma segura e com autonomia, do banho de mar. Esse projeto promove de forma efetiva a inclusão", ressalta o gestor.

De acordo com o secretário do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, a intenção é de expandir esse projeto para outras praias do litoral piauiense. "Vamos trabalhar para que esse projeto seja expandido a outras praias tornando o lazer ainda mais inclusivo", destaca o secretário.

Para a turista de Brasília e mãe de uma pessoa com deficiência, Francisca Maria, essa iniciativa vai melhorar a autoestima das pessoas com deficiência. " Meu filho, Lucas, tem 21 anos e a última vez que tomou um banho de mar foi há 13 anos. Estou muito feliz e emocionada ao ver meu filho tendo essa oportunidade aqui no Piauí ", finaliza a turista.

Inauguração Piauí Praia Acessível
Inauguração Piauí Praia Acessível

A secretária de Educação, Rejane Dias, na oportunidade representando o governador Wellington Dias, falou da importância de promover a inclusão no estado. " Estou muito feliz com o propósito desse projeto e ver a emoção dessas pessoas ao entrar no mar é gratificante. Vamos trabalhar, ainda mais, para proporcionar a inclusão", destaca a secretária.

Durante a solenidade de inauguração estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Henrique Rebelo, o deputado estadual Hélio Isaías, deputado estadual Aluísio Martins, entre outros.


Inauguração Piauí Praia Acessível
Inauguração Piauí Praia Acessível


Fonte: Ccom