Inclusão da pessoa com deficiência é compromisso do Estado

Van tem capacidade para 10 lugares, sendo 3 cadeirantes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inclusão da pessoa com deficiência tem sido um compromisso do governo do Estado do Piauí. Neste sábado (20) durante a visita do Governador Wellington Dias e comitiva ao município de São João do Piauí os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João do Piauí receberam uma van adaptada para a locomoção e o passe-livre interestadual  tanto para a escola, quanto para atendimento de saúde e lazer.

A van adaptada tem capacidade para  10 lugares, sendo 3 cadeirantes. O recurso é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado federal Paes Landim e conta com contrapartida do Estado. 

O secretário de inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, disse que a aquisição desta Van  e o passe livre interestadual vai proporcionar o direito de ir e vir e mais qualidade de vida das pessoas com deficiência

Para Josiane Magalhães, mãe do jovem Carlos Magalhães, 18 anos, cadeirante com paralisia  cerebral e assistido pela a APAE , é com grande alegria que recebe esse equipamento. "Fico até emocionada por que vamos poder sair com mais frequência e leva- lo com segurança e qualidade para o atendimento médico e para a APAE. Ele está muito feliz. Nós estamos muito felizes e agradecidos" disse.

A Secretaria de Educação, Rejane  Dias ,  fez a entrega de material socioeducativo para os alunos da APAE e disse que acessibilidade envolve desde a educação, saúde e também mobilidade urbana. E lembrou que o asfaltamento da avenida Cândido Coelho, principal avenida da Cidade que esta sendo retomada, tem possibilitado aos cadeirantes mais acessibilidade e  que eles agora podem sair de casa com mais frequência. " Ouvi relatos de mães que agora estão saindo de casa e levando os filhos para o lazer. Isso é acessibilidade , é um comprometimento do governo do Estado do Piauí" disse.

Na visita ao município o governador Wellington Dias também autorizou ao secretario Mauro Eduardo a fazer o estudo de viabilidade da ampliação do Centro de Reabilitação do  município em parceria com a Prefeitura de São João.

Pelotão Mirim também promove inclusão em São João

O projeto Pilotão mirim da Polícia Militar do Piauí em São João do Piauí  coordenado pelo soldado Carneiro ajuda na socialização e cidadania de  60 crianças entre de 5 á 13 anos, do Conjunto São Joaquim. Entre os alunos estão Kaique e Noelson, um cadeirante e outro portador de Síndrome de Donw.

Segundo o soldado Carneiro a inclusão antes era vista como um desafio, mas que se mostrou importante por que há uma troca de conhecimento e aprendizado. "te- los no Pelotao ajuda na socialização e no comportamento e ajuda a criar cidadãos que sabem respeitar as diferenças " explica.

Tanto que a aluna do pelota Lurdes Vitória aluna do Pelotão fez uma homenagem aos amigos e enfantizou. " não somos melhores que ninguém, temos diferenças, não podemos julgar ninguém pela aparência mas sim pela bondade. Ao olhos do pai somos todos somos todos semelhantes" disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES