Veja! Incrível exibe hoje as belezas naturais do Parque Nacional de Sete Cidades

Veja! Incrível exibe hoje as belezas naturais do Parque Nacional de Sete Cidades

Com a apresentação do ecoaventureiro Alcide Filho, o programa desvenda os encantos do parque

As belezas e mistérios do Parque Nacional de Sete Cidades serão mostradas hoje, no Programa Incrível, que será exibido a partir das 23h, pela Rede Meio Norte e reprise no domingo, às 15h.

Com a apresentação do ecoaventureiro Alcide Filho, o programa desvenda os encantos desse parque gerenciado pelo ICMBIO, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e tem uma área de 6.221 e seu contorno ou perímetro tem 36 Km.

Criado com a finalidade de preservar ecossistemas naturais, possibilitar a realização de pesquisas científicas, a educação ambiental e o turismo ecológico, o parque faz parte dos municípios de Piracuruca e Brasileira. A flora predominante é o cerrado, com espécies como o murici, bacuri, pequi e pau-terra.

A Caatinga também está presente, com o juazeiro, a jurema, aroeira e cactáceas, como o xique-xique e a coroa-de-frade. Quem visita o Parque Nacional de Sete Cidades recebe orientações ecológicas para circular respeitando o ambiente.



No parque, a natureza é respeitada, placas indicativas sinalizam e chamam a atenção para preservação. ?Uma visita a Sete Cidades é uma aula viva de natureza e biodiversidade. Andar pelas trilhas da mata do Parque das Sete Cidades é uma conexão de descobertas?, diz Alcide.

Em Sete Cidades as pedras revelam seus diários de mistérios. As pinturas rupestres são mais abstratas e os tons vermelhos são predominantes nas suas pinturas. ?A matriz do corante é o óxido de ferro, com látex e clara de ovos como os mais prováveis aglutinantes?, relata.

Além de iguanas, bichos gigantes surpreendem no cenário de Sete Cidades. Esculpidos nas rochas pela ação contínua e erosiva dos ventos, calor e das chuvas, elefantes de pedra surgem imponentes, atraindo a atenção da gente.

O historiador austríaco, Ludwig Schwennhagen, misteriosamente desaparecido, afirmava que os fenícios habitaram Sete Cidades. Eles chegaram antes de Cabral em busca de novas rotas e motivações religiosas.

O Parque Nacional de Sete Cidades é um monumento natural de afloramentos rochosos. O apresentador mostra Sete Cidades com muitas perguntas, algumas respostas e muitas emoções.

Fonte: Jornal Meio Norte