Índice de pobreza caiu pela metade no Piauí em 10 anos

Índice de pobreza caiu pela metade no Piauí em 10 anos

O resultado positivo, segundo o secretário, vem dos programas de transferência de renda e de programas estaduais de capacitação e incentivo

O secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes, apresentou uma tabela, produzida por um instituto de pesquisa cearense, que informa que o índice de pobreza do Piauí caiu de 52,12 para 24,32 de 2001 para 2011. Os números para extrema pobreza caíram ainda mais, de 26,48 para 8,65.

O resultado positivo, segundo o secretário, vem dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e de programas estaduais de capacitação e incentivo. Ele diz que a secretaria tem feito "Um grande trabalho, de formiguinha mesmo", para a erradicação da pobreza extrema no Estado. O secretário ainda comentou o impacto dos Bolsa Família para o Estado: "Imagine R$ 69 milhões sendo movimentados no Estado todo mês", disse.


Índice de pobreza caiu pela metade no Piauí em 10 anos, diz secretário

Francisco Guedes comentou sobre o programa Economia Solidária, que promove a capacitação de jovens em áreas de interesse das comunidades. Segundo ele, são mais de 1000 famílias, cerca de 5 mil pessoas beneficiadas por projetos desse tipo no Piauí, em áreas como artesanato, costura e construção civil. O secretário disse também que a SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) planeja promover feiras com as produções dessas pessoas.

Fonte: Andrê Nascimento