Inscrições do ENEM começam nesta segunda-feira no Brasil

Para este ano, a taxa de inscrição foi mantida em R$ 35,00

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começam nesta segunda (13) e encerrarão próximo dia 27 de maio. Para este ano, a taxa de inscrição foi mantida em R$ 35,00 e o Ministério da Educação espera receber 6,1 milhões de inscrições nas próximas duas semanas. É importante que o vestibulando evite o congestionamento no site do INEP e realize a inscrição logo nos primeiros dias.

Ao finalizar a inscrição, o estudante receberá um boleto bancário que deverá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o dia 29 de maio. Alunos com necessidades especiais deverão especificar sua situação no ato da inscrição. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro e o maior rigor na correção das provas de redação é outro ponto assegurado pelo Ministério da Educação, que prevê anulação de redações com ?parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto?.

A novidade é vista com alívio pelos estudantes. Tatiana Fagundes cursa no terceiro ano do Ensino Médio e estava temerosa que a redação do ENEM prejudicasse sua aprovação. ?Vimos o caso do menino que colocou uma receita de miojo na redação e ainda assim tirou boa nota na redação. Vai que ele foi aprovado no vestibular e tirou a vaga de um estudante que merecia mais, fiquei com medo de acontecer comigo?, conta.

Os alunos que concluem em 2013 o ensino médio em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação terão direito a isenção da taxa de inscrição. Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio também poderão realizar o ENEM sem pagar nada, mas precisam apresentar documentos que comprovem sua condição. Os papéis serão analisados pelo INEP, que poderá negar o benefício.

O ENEM possui cinco modalidade de provas: quatro com questões de múltipla escolha e a redação. O teste é obrigatório para estudantes interessados em ingressar nas mais de 100 universidades federais e estaduais participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os vestibulandos que pleiteiam bolsa de estudos em faculdades particulares filiadas ao Prouni também devem realizar a prova.

Fonte: Olegário Borges