Inscrições do Pré-Enem têm início hoje na Universidade Federal do Piauí; conheça

Inscrições do Pré-Enem têm início hoje na Universidade Federal do Piauí; conheça

O Pré-ENEM, como é denominado, proporciona uma preparação dupla

Há 13 anos a Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), vem oferecendo cursinho preparatório para vestibular. Anualmente, muitos estudantes que não têm como se preparar com auxílio de bons professores passam a ter a oportunidade de melhorar, se habilitar e ingressar em uma Instituição de Ensino Superior (IES).

Como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se tornou a principal porta de entrada na graduação, o projeto se aprimorou e continua preparando os estudantes. O Pré-ENEM, como é denominado, proporciona uma preparação dupla. De acordo com Lúcia Helena Bezerra, coordenadora do projeto, além de capacitar os estudantes o Pré-Enem também tem o propósito de oferecer bolsas a alunos da própria instituição.

?São dois aprendizados. Além dos estudantes que têm a intenção de conseguir uma vaga por meio do ENEM, temos ainda os nossos graduandos, que ministram essas aulas e, consequemente, estão colocando em prática o que vêm aprendendo no curso de graduação?, explica a coordenadora ao ressaltar que nenhum desses alunos é formado.

As aulas são ministradas por alunos do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI.

Atualmente, o projeto tem a participação de 23 pessoas. São 19 alunos bolsistas, 2 coordenadoras pedagógicas e mais dois professores.

Fonte: Aline Damasceno