Inscrições para o Encceja vão até segunda

inscrição pode ser realizada exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/ins/ até as 23h59

Seguem até o dia 31 de março as incrições on-line para o Encceja-Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental, que certifica as habilidades e competências adquiridas por jovens e adultos, mas que por motivos diversos não podem comprovar o nível de escolaridade. A inscrição pode ser realizada exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/ins/ até as 23h59 do dia 31/3/2014, no horário de Brasília.

Implementado no Brasil ainda em 2002, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma oportunidade de certificação para brasileiros de todo o país, residentes no exterior e também para as pessoas privadas de liberdade e que estão no sistema prisional.

De acordo com a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos ? Ueja ? Rosimar Costa, o exame é realizado em três polos piauienses: Teresina, Picos e Floriano, mas que mesmo assim espera uma grande adesão ao exame.

?Estamos realizando um trabalho de ampla divulgação do exame e seus benefícios, que é realizado gratuitamente e facilita para os jovens e adultos que não possuem certificação, mas que acumularam saberes no decorrer da vida?.

Podem se beneficiar pessoas que deixaram de ter acesso à sua documentação escolar por terem estudado em escolas não aprovadas pelo Conselho Escolar, ou que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental por quaisquer razões. ?Ajuda a quem precisa comprovar escolaridade para assumir um posto de trabalho ou se matricular em um curso?, destacou a diretora Rosimar da Costa.

As inscrições para o exame são gratuitas e voluntárias. As provas serão aplicadas no dia 01 de junho de 2014, no período matutino, das 08h às 12h a Prova IV: Ciências Naturais e Prova III: História e Geografia. No período vespertino serão aplicadas das 14h às 19h a Prova I de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, e a Prova II: Matemática.

Candidatos que não foram aprovados em todas as áreas do conhecimento, podem aproveitar as suas proficiências favoráveis e cursar somente as matérias que não alcançaram pontuação suficiente nas unidades educacionais para jovens e adultos.

A diretora da UEJA também reforça que os candidatos devem ficar atentos a todas as informações do edital e ter em mãos todos os documentos pessoais no ato da inscrição, pois será necessário o preenchimento da ficha virtual com o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cédula de Identidade (RG).

Fonte: Samira Ramalho