Acidente de trem em Barcelona deixa mais de 50 feridos

As ruas próximas foram bloqueadas para facilitar o resgate

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 54 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, em um acidente de trem nesta sexta-feira (28), em uma estação no centro de Barcelona.

“54 atendidos: 1 grave, 19 menos graves (entre eles o maquinista), 34 leves”, confirmou a Defesa Civil em sua rede social.

A vítima em situação mais grave sofreu uma contusão no tórax e segue hospitalizada. Entre os feridos, há um francês e um romeno, e o restante é espanhol.

Por razões ainda desconhecidas, um trem da companhia ferroviária nacional espanhola Renfe colidiu ao chegar à estação, seu destino final. A parte dianteira do trem, que havia partido às 6h locais de San Vicenç de Calders (70 km ao sudoeste de Barcelona), ficou completamente destruída, enquanto vários vagões foram danificados pelo efeito sanfona produzido pela colisão.

“No momento da colisão, tivemos a sensação de um terremoto. As pessoas caíam umas sobre as outras. Muitos estavam de pé e caíram no chão. Vi muitas pessoas com cortes na cabeça e no rosto provocados na queda”, declarou uma passageira, que estava no primeiro vagão.

As ruas próximas foram bloqueadas para facilitar o trabalho das equipes de resgate na estação.

Muitos passageiros estavam em pé no trem, que costuma trafegar lotado na parte da manhã. Isso teria agravado o saldo do feridos. Alguns receberam cuidados médicos ainda na estação. 

A polícia regional abriu uma investigação sobre as circunstâncias do acidente, segundo os serviços de emergência.

Já a companhia Renfe iniciou o “plano de assistência às vítimas e suas famílias”.

O acidente ocorreu em plena greve dos serviços ferroviários espanhóis, que planejavam assegurar cerca de 66% do tráfego nas linhas catalães nos horários de pico.

Apenas o condutor foi processado até agora. Sob pressão de associações das vítimas, a Justiça reabriu o inquérito para investigar uma possível negligência em termos de segurança da companhia que administra a rede.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES