Noruega: "Tudo indica que o atirador está louco", diz advogado

Noruega: "Tudo indica que o atirador está louco", diz advogado

Mas ele disse que ainda é cedo para dizer se isso será alegado durante o julgamento.

O advogado do atirador da Noruega disse nesta terça-feira (26) que "tudo indica" que seu cliente, que matou ao menos 76 pessoas em ataques na sexta-feira na região de Oslo, "está louco". Mas ele disse que ainda é cedo para dizer se isso será alegado durante o julgamento.

O advogado Geir Lipperstad disse que o terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik acredita que o país está em "estado de guerra", o que, segundo ele, justificaria suas ações.

Breivik também reitera que tem vários colaboradores ou "células terroristas" anti-islâmicas, na Noruega e no exterior, e não apenas duas células locais, como disse em audiência na véspera.

A polícia norueguesa disse que não descarta a possibilidade de que Breivik tenha tido cúmplicas ao plantar um carro-bomba na sede do governo norueguês e ao atirar contra jovens que participavam de uma colônia de férias do Partido Trabalhista, no poder na Noruega.

Lipperstad voltou a afirmar que seu cliente esperava ser abatido a tiros ao chegar ao tribunal onde prestou depoimento na véspera.

Na audiência, o atirador assumiu os atos, mas negou se declarar culpado por eles, e foi condenado a oito semanas de prisão provisória, quatro delas em confinamento. Ele parecia calmo, segundo relatos de pessoas que acompanharam sua aparição na corte.



Fonte: g1, www.g1.com.br