Paquistão: Ataque a um comboio militar mata 20 soldados e fere 30

As forças de segurança isolaram a área da explosão, que de acordo com testemunhas se escutou há vários quilômetros ao redor.

Avalie a matéria:
Policial paquistanês monta guarda | 19.01.14/ KARIM ULLAH/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 20 soldados morreram e 30 ficaram feridos após a explosão de uma bomba durante a passagem de um comboio militar na província de Khyber Pakhtunkhwa, leste do Paquistão, informaram fontes oficiais citadas por meios de imprensa locais.

O ataque aconteceu no distrito de Bannu, quando o comboio se dirigia à zona tribal vizinha do Waziristão do Norte no marco de um desdobramento militar para combater a insurgência na região, fronteiriça com o Afeganistão e que abriga vários grupos armados.

As forças de segurança isolaram a área da explosão, que de acordo com testemunhas se escutou há vários quilômetros ao redor. Segundo as fontes, a bomba foi ativada por controle remoto.

O atentado foi reivindicado pelo movimento taleban paquistanês, Tehrik-i-Taliban Paquistão, cujo porta-voz, Shahidula Shahid, advertiu em entrevista à emissora Dawn que os insurgentes prosseguirão sua ofensiva contra as forças de segurança.

O novo ataque aconteceu depois que fracassou uma tentativa de negociação entre o governo e o TTP por causa da morte, em novembro de 2013, do até então líder do movimento taleban local, Hakimullah Mehsud, em um bombardeio de um avião-espião americano.

O TTP elegeu uma semana depois como novo líder o conhecido como mulá Fazlula, que representa a linha dura no movimento insurgente e que descartou a possibilidade de um processo de diálogo proposto pelas autoridades paquistanesas.

O mulá Fazlula é o idealizador do ataque que em 2012 deixou em estado grave a adolescente Malala Youzafzai, cuja campanha a favor da escolarização das meninas ? proibida pelos talibãs ? a tornou um ícone mundial da luta contra a intolerância.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES