Ataque talibã a resort deixa pelo menos 26 mortos no Afeganistão

Ataque talibã a resort deixa pelo menos 26 mortos no Afeganistão

Confronto entre insurgentes e forças de segurança durou mais de onze horas.

Militantes talibãs atacaram nesta sexta-feira um movimentado hotel localizado em um balneário perto de Cabul, capital do Afeganistão. Os terroristas fizeram dezenas de reféns e entraram em confronto com tropas da polícia afegã e da Otan. O ataque só terminou após onze horas de tiroteio, que deixaram pelo menos 26 mortos no local ? quinze deles civis.

Segundo fontes oficiais, três seguranças do hotel e um policial também morreram durante os enfrentamentos, além dos sete insurgentes do Talibã que praticaram o ataque.

Ao fim do cerco, as autoridades resgataram mais de 40 civis do interior do hotel Spozhmai, situado nas proximidades do lago Qargha.

Bebida, dança e prostituição - Um dos porta-vozes talibãs, Zabihullah Mujahid, reivindicou a autoria do ataque, dizendo que o hotel era usado por afegãos ricos e turistas para festas com bebida, dança e prostituição.

Segundo autoridades de segurança, o ataque começou na noite de ontem, quando um jantar era realizado no lado de fora do resort. Aterrorizados, alguns dos hospedes se jogaram no lago para escapar dos terroristas.

Os atentados suicidas são um dos recursos mais usados pelos insurgentes talibãs em sua luta contra o governo afegão e as tropas internacionais mobilizadas no país, embora os civis sejam sempre as maiores principais vítimas.

Fonte: Veja