Atirador que matou 12 em cinema usava máscara semelhante à do vilão de Batman

Atirador que matou 12 em cinema usava máscara semelhante à do vilão de Batman

Oates afirmou que o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema.

O suspeito de ser o responsável pelo tiroteio que deixou 12 mortos nesta sexta-feira (20) em um cinema dos Estados Unidos durante a estreia do último filme do Batman foi identificado como James Holmes, de 24 anos, informaram a CNN e uma televisão local. Citando o FBI (polícia federal dos EUA), a televisão local afirmou que Holmes não tinha vínculos com células terroristas.

O atirador seria originário de Aurora, nos arredores de Denver, no Colorado. Antes, a polícia já havia informado que o suspeito havia sido detido, que utilizava um colete à prova de balas e carregava um rifle e dois revolveres.

O atirador entrou mascarado a uma sala de cinema lotada, dentro de um shopping, durante a sessão da meia-noite, de estreia do aguardado novo filme ?Batman - o cavaleiro das trevas ressurge?. Cerca de 40 pessoas ficaram feridas, segundo o porta-voz Frank Fania. Inicialmente, a polícia havia falado em 14 mortos e 50 feridos.

Antes de se posicionar em frente à tela e atirar, ele teria detonado uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça. "Eles (o público) escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou o chefe de polícia da cidade, Dan Oates.

Segundo o porta-voz Frank Fania, a polícia recebeu a primeira ligação sobre o incidente à 0h39 (hora local), e respondeu em "um ou dois minutos".

A situação era de pânico e caos. Oates afirmou que o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema. A polícia descartou a participação de outra pessoa, apontada pelos relatos iniciais, no crime.

Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.

O local do atentado foi isolado, e policiais vasculhavam a área em busca de mais explosivos. Oates disse que o suspeito afirmou ter explosivos em sua casa. O prédio onde ele vive foi esvaziado e estava sendo revistado.

De acordo com a polícia, dez pessoas morreram no local, e duas morreram após serem levadas ao hospital.

O hospital da Universidade do Colorado recebeu 20 pessoas com ferimentos leves, informou o porta-voz Jackie Montgomery à CNN. É possível que entre as vítimas haja crianças.

Tiroteio e confusão

O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa americana.

"Nós continuamos a assistir ao filme por um momento", disse à ABC uma testemunha identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".

A CNN citou uma testemunha dizendo que havia visto um "homem subindo vagarosamente as escadas e atirando, escolhendo pessoas aleatórias".









Fonte: G1