Ativistas querem que África do Sul puna crimes do Zimbábue

Os ativistas afirmam que o direito internacional prevê tal obrigação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JOHANESBURGO, 26 Mar - Ativistas de direitos humanos iniciaram nesta segunda-feira uma batalha judicial em que tentarão obrigar a África do Sul a investigar e processar cidadãos do vizinho Zimbábue que sejam suspeitos de crimes contra a humanidade.

Os ativistas afirmam que o direito internacional prevê tal obrigação, mas uma decisão judicial nesse sentido causaria problemas para a África do Sul por potencialmente congestionar o Judiciário local com crimes do exterior e por atrapalhar os contatos diplomáticos com o governo de coalizão em funcionamento em Harare.

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e membros graduados do seu partido Zanu-PF já sofrem sanções internacionais devido a supostos abusos aos direitos humanos no país, inclusive o uso de esquadrões da morte para intimidar eleitores e a prática de torturas contra presos políticos.

Os tribunais do Zimbábue e o aparato policial do país são em grande parte controlados pelo Zanu-PF.

"A Alta Corte (sul-africana) tem a oportunidade de estabelecer um importante precedente, que irá assegurar que a África do Sul cumpra suas responsabilidades legais de processar os perpetradores de crimes internacionais", disse Nicole Fritz, diretora executiva do Centro de Litígios Judiciais Sul-Africanos, um dos grupos envolvidos na petição.

Promotores não estavam imediatamente disponíveis para comentar a iniciativa, mas eles já haviam dito que estão analisando a questão. Juristas acham questionável que os tribunais sul-africanos possam servir para julgar crimes cometidos no Zimbábue.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES