Candidatos a prefeito empatam e votação é decidida pela idade

O desempate levou em consideração o critério de idade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No município de Cariús, a 418 quilômetros de Fortaleza (CE), dois candidatos tiveram exatamente a mesma quantidade de votos. O deputado estadual Nizo Costa (PMB) e o empresário José Fernandes Ferreira, conhecido por Iran (PSDB), conseguiram 5.811 votos cada um, atingindo 48,34% dos votos válidos cada. O desempate levou em consideração o critério de idade.

Por ser cinco anos mais velho que Nizo (41), Iran (46) conquistou o cargo. A candidata Ana Maria (PC do B) obteve 358 votos e Luiz do Caximbo (PSOL), 40 votos.

O município fica na região centro-sul do Ceará e tem pouco mais de 18 mil habitantes. Somente em cidades com mais de 200 mil habitantes há segundo turno.

Em 2012, duas cidades brasileiras usaram a idade como critério de desempate. Em Bananal, interior de São Paulo, Miriam Bruno (PV) e Jorge da Silva Rodrigues Filho "Peleco"(PSDB) empataram com 1.849 votos cada um, equivalentes a 28,54% do total. Aos 62 anos, na época, Miriam venceu o adversário que tinha 48 anos.

Outro caso aconteceu no Paraná, na cidade de Balsa Nova, onde Luiz Claudio Costa (PMDB) e Marco Zaneti (PDT) empataram com 3.869 votos. A idade favoreceu Costa, declarado vencedor com 59 anos, enquanto Zaneti tinha 41.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES