Hugo Chávez retorna a Cuba para nova cirurgia contra o câncer

Hugo Chávez retorna a Cuba para nova cirurgia contra o câncer

Em seu discurso, o presidente venezuelano anunciou que voltará a Havana

A televisão cubana interrompeu neste sábado sua programação para transmitir ao vivo as palavras do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que anunciou de Caracas que neste domingo viaja para Cuba para se submeter a uma nova cirurgia, que rotulou de "absolutamente imprescindível", após serem detectadas novas células malignas em seu organismo.

O canal nacional Cubavisión cortou a transmissão da telenovela noturna do sábado e entrou com o sinal da Venezolana de Televisión que divulgou as palavras de Chávez. Antes de passar para o sinal venezuelano, um locutor da televisão cubana disse que em seguida seria apresentada "uma informação importante".

Em seu discurso, o presidente venezuelano anunciou que voltará a Havana para se submeter a uma nova operação que avaliou como "absolutamente imprescindível", após serem detectadas novas células malignas.

"Decidimos com a equipe médica antecipar exames, antecipar uma nova revisão exaustiva. Infelizmente, nessa revisão exaustiva surge a presença na mesma área afetada de algumas células malignas novamente", disse o presidente com tom firme e rodeado de alguns de seus mais próximos colaboradores.

O presidente imaginou um cenário no qual pudesse não estar presente como consequência da nova cirurgia e pediu que no caso de algo lhe acontecer se apoie o vice-presidente, Nicolás Maduro, como seu sucessor.

O anúncio aconteceu depois que Chávez retornou na madrugada da sexta-feira à Venezuela após se submeter durante nove dias na ilha a um tratamento e a novos exames que determinaram o ressurgimento do câncer do qual sofre. O presidente venezuelano foi diagnosticado e operado de um câncer em junho do ano passado em Cuba.

Desde então Chávez passou em três ocasiões pela sala de cirurgia, a última vez em fevereiro passado para se tratar do mal, do qual unicamente se sabe que fica na zona pélvica, mas não seu tipo nem localização exata.

Fonte: Terra, www.terra.com.br