Rússia: Conselho de Segurança faz acordo para enviar missão à Síria

O plano do emissário internacional Kofi Annan para a Síria prevê, além do fim da violência, o direito de manifestação pacífica.

Imagem de vídeo amador mostra prédio que estaria sendo bombardeado neste sábado (14) na cidade síria de Homs | Foto: AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU estão "praticamente" de acordo para o projeto de resolução que determina o envio de observadores desarmados à Síria, anunciou neste sábado (14) o Ministério de Relações Exteriores da Rússia.

Na véspera, os russos, aliados do contestado governo do presidente sírio Bashar al Assad, barraram a votação do envio dos observadores, que vão verificar o cumprimento da trégua entre o regime e rebeldes oposicionistas.

Os 15 países pretendem votar às 12h de Brasíliak um projeto de resolução que autoriza o envio de observadores à Síria para verificar o cessar-fogo iniciado na quinta-feira (12).

O plano do emissário internacional Kofi Annan para a Síria prevê, além do fim da violência, o direito de manifestação pacífica e um diálogo entre a oposição e o governo.

Bombardeios a Homs

Enquanto isso, o Exército da Síria intensificou seus bombardeios contra a cidade rebelde de Homs (centro), no que seria uma nova violação no terceiro dia do cessar-fogo estipulado com o mediador Kofi Annan, segundo vários grupos oposicionistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos e os Comitês de Coordenação Local (CCL) informaram em diferentes comunicados que bairros da cidade como Al Jalidiya, Bustan al Diwan, Qarabis e Yuret al Shayah foram alvo de bombardeios, assim como a localidade de Qusair. Não há relatos sobre vítimas.

A queda de alguns projéteis sobre Homs e seus arredores já fora reportada na véspera por estes grupos, que indicaram hoje que os bombardeios são cada vez mais fortes e frequentes, no terceiro dia desde o início da precária trégua.

O presidente do Observatório, Rami Abdul Rahman, afirmou que os bombardeios sobre Qarabis e Yuret al Shayah duraram uma hora, quando caíram cerca de dez projéteis, mas sem deixar vítimas fatais.

Rahman disse que a informação de seus ativistas no local indica que no momento os ataques cessaram e a situação é de relativa calma na maior parte da cidade.

Assim como outras cidades sírias, Homs foi na sexta-feira (13) cenário de manifestações para pedir a queda do regime de Assad.

Na jornada denominada "Sexta-feira da revolução de todos os sírios", os protestos se estenderam por todo o país, e as forças do regime abriram fogo contra os manifestantes em muitos pontos, de acordo com ativistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES