Seul: Coréia do Norte prepara manobra militar de grande escala

10 mil soldados das tropas dos EUA e 200 mil sul-coreanos participaram das manobras "Foal Eagle"

Diversos movimentos situados na Coreia do Norte indicam que o regime comunista prepara uma manobra militar de grande escala no Mar do Leste (Mar do Japão) ainda neste mês, revelou neste domingo uma fonte oficial sul-coreana à agência Yonhap.

Há, neste momento, "preparativos por todo o país para realizar um treinamento bélico que envolve o Exército, a Marinha e as Forças Aéreas" norte-coreanas, o qual poderia ser realizado até o início de março, detalhou o alto funcionário de Seul, que quis guardar o anonimato.

Se ocorrer, esse seria o segundo teste militar realizado por Pyongyang depois que o regime do líder Kim Jong-un desenvolvesse no último dia 12 de dezembro seu terceiro teste nuclear, ação que foi condenada por grande parte da comunidade internacional.

Além disso, na última sexta-feira, tropas sul-coreanas e americanas iniciaram seus exercícios militares conjuntos anuais, os quais serão prolongarão até o dia 30 de abril. Por conta desses exercícios, Pyongyang chegou a fazer inúmeras ameaças.

Apesar de o país comunista já ter realizados todas suas manobras bélicas estipuladas, este novo treino "não tem precedentes" e, por isso, pode ter sido planejado de maneira proposital para ser coincidir com o teste conjunto de Seul e Washington, acrescentou.

Na última sexta, 10 mil soldados das tropas dos EUA e 200 mil sul-coreanos participaram das manobras "Foal Eagle", que são exercícios de campo nos quais participam as forças aéreas, navais e de infantaria.

Como parte destas operações, Coreia do Sul e EUA devem realizar uma simulação de desembarque em grande escala, além de treinamentos militares de logística em caso de se produzir uma situação de emergência na península coreana.

Embora Coreia do Sul e EUA defendam que as manobras são de natureza defensiva, o regime de Pyongyang sempre as condenou por considerá-las um exercício de invasão.

Fonte: Terra, www.terra.com.br