Crianças aprendem em sala de aula enquanto pedalam bicicletas

Notas altas e corpo em forma

Uma escola na Áustria é uma das que estão inovando na maneira de ajudar os alunos a entenderem melhor as aulas.  Enquanto prestam atenção no professor, eles realizam exercícios em bicicletas de exercício colocadas no fundo das salas de aula.

A iniciativa é considerada saudável, por ajudá-los a manter a forma, e um estímulo que os ajuda a manter a concentração, segundo os especialistas locais. E o objetivo é dar ao aprendizado o mesmo sentido que é o de andar de bicicleta: quem aprende, nunca esquece.

Esse conceito de aprendizagem foi adotado em um colégio de Dietrichgasse, no bairro de Landstrasse, em Viena. Alunos e professores elogiaram o método. Um aluno disse que isso ajuda em sua concentração.


— Eu nem adormeço e nem fico cansado.  Os alunos se revezam a cada 30 minutos na utilização das biciletas. O professor Karin Rohrer-Blaschke está entusiasmado com a ideia.


— Isso funciona lindamente. Os alunos também podem escrever, ler e fazer tudo ao mesmo tempo, enquanto se exercitam. Outros países também adotaram o conceito. Nos Estados Unidos, O programa Read and Ride, que começou em uma escola primária na Carolina do Norte em 2009, passou a financiar bicicletas de exercício em mais de 30 escolas.

Um estudo realizado por uma escola constatou que estudantes que passaram a maior parte do tempo nas bicicletas alcançaram 83% de proficiência (capacidade) em leitura, em comparação com 41% por cento para aqueles que passaram menor quantidade de tempo se exercitando durante o aprendizado.

Alunos em concentração
Alunos em concentração
Alunos em concentração durante leitura
Alunos em concentração durante leitura
Alunos em concentração durante leitura
Alunos em concentração durante leitura
Alunos aprendem se exercitando
Alunos aprendem se exercitando
Fonte: R7.com