Desde o começo do ano, a Costa Rica usa apenas energia renovável

Esta é a primeira vez que um país consegue fazer isso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Costa Rica está de parabéns.


Desde o começo do ano, o país não usou um único miligrama sequer de combustível fóssil para obter energia.

Esta é a primeira vez que um país consegue fazer isso.

É claro que combustíveis fósseis continuam sendo utilizados por motoristas em seus carros. Mas nas casas, nas indústrias e nas empresas, absolutamente toda a energia empregada é de origem renovável.

A boa notícia é resultado de um ano de cheias, que manteve as hidrelétricas ocupadas. De acordo com o Quartz, a produção de energia tem sido tão grande que toda a demanda de energia prevista para o ano de 2015 já está coberta.

Outras fontes de energia renovável, como a eólica, a solar e a geotermal também estão sendo empregadas, em menor escala, para substituir carvão, gás e petróleo.

Ao contrário do Brasil, onde o preço da energia só tem subido, a cheia também aliviou o bolso dos costarriquenhos, que estão pagando 12% a menos na conta.

Não é possível, por ora, imaginar isso acontecendo no Brasil. A Costa Rica tem uma série de características que tornam mais simples a tarefa de empregar apenas energia renovável.

Além de ter menos de 5 milhões de habitantes, o país da América Central é pouco industrializado. Ademais, possui algumas vantagens geográficas: é cheio de vulcões, que são utilizados para gerar energia geotermal, e tem um relevo propício para hidrelétricas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES