Desde o começo do ano, a Costa Rica usa apenas energia renovável

Esta é a primeira vez que um país consegue fazer isso.

A Costa Rica está de parabéns.


Desde o começo do ano, o país não usou um único miligrama sequer de combustível fóssil para obter energia.

Esta é a primeira vez que um país consegue fazer isso.

É claro que combustíveis fósseis continuam sendo utilizados por motoristas em seus carros. Mas nas casas, nas indústrias e nas empresas, absolutamente toda a energia empregada é de origem renovável.

A boa notícia é resultado de um ano de cheias, que manteve as hidrelétricas ocupadas. De acordo com o Quartz, a produção de energia tem sido tão grande que toda a demanda de energia prevista para o ano de 2015 já está coberta.

Outras fontes de energia renovável, como a eólica, a solar e a geotermal também estão sendo empregadas, em menor escala, para substituir carvão, gás e petróleo.

Ao contrário do Brasil, onde o preço da energia só tem subido, a cheia também aliviou o bolso dos costarriquenhos, que estão pagando 12% a menos na conta.

Não é possível, por ora, imaginar isso acontecendo no Brasil. A Costa Rica tem uma série de características que tornam mais simples a tarefa de empregar apenas energia renovável.

Além de ter menos de 5 milhões de habitantes, o país da América Central é pouco industrializado. Ademais, possui algumas vantagens geográficas: é cheio de vulcões, que são utilizados para gerar energia geotermal, e tem um relevo propício para hidrelétricas.

Fonte: Brasil Post